quinta-feira, fevereiro 12, 2009

1º Colóquio Vertentes do Fantástico na Literatura


Agenda
1º Colóquio Vertentes do Fantástico na Literatura
11/2/2009
De 28/4/2009 à 30/4/2009
Faltam 77 dias para o início do evento. Duração: 3 dias
Agência FAPESP – O 1º Colóquio Vertentes do Fantástico na Literatura será realizado de 28 a 30 de abril, em Araraquara (SP). O evento será realizado pelo Grupo de Pesquisa Vertentes do Fantástico na Literatura do Departamento de Letras Modernas da Universidade Estadual Paulista (Unesp).
As inscrições para envio de trabalhos estarão abertas até o dia 1º de março. Serão aceitas comunicações em letras, linguística, pedagogia, antropologia, história, cinema e artes e outras áreas afins.
Segundo os organizadores, o evento é voltado a pesquisadores da área de literatura que trabalham com o insólito e o macabro (romance gótico e histórias de horror); com as representações artísticas de mitos; com contos maravilhosos, lendas e fábulas; com o realismo mágico; com romance fantasia e com ficção científica.
O objetivo é reunir a comunidade acadêmica para uma reflexão tanto sobre a tradição artístico-literária como sobre a revitalização de elementos antigos na produção cultural da atualidade.
A programação será aberta com a mesa-redonda “Vertentes do fantástico na América Latina”. Roxana Guadalupe Herrera Alvarez, do Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas (Ibilce), da Unesp de São José do Rio Preto, apresentará a palestra “O conceito de Neofantástico, proposto por Jaime Alazraki, e sua relação com os contos de Julio Cortázar”.
Na mesma sessão, Juliana Silva Loyola, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), falará sobre o tema “O resgate dos contos populares pela literatura infantil e juvenil da contemporaneidade”.
“Vertentes do insólito e da literatura gótica”, “Reverberações da Antiguidade”, “Romantismo: do maravilhoso ao macabro”, “Fantástico na contemporaneidade” e “Tradição e inovação” são os temas das outras mesas-redondas.
Mais informações: http://www.unesp.br/eventos

FONTE: Revista Pesquisa - São Paulo,Brazil
IMAGEM: Fantastic Literature
in www.french-ital.ucsb.edu

Nenhum comentário:

Postar um comentário