segunda-feira, janeiro 05, 2009

Promessa brasileira do judô é flagrada em antidoping

20 de novembro de 2008
Promessa brasileira do judô é flagrada em antidoping
A Confederação Brasileira de Judô aguarda o resultado da contraprova do exame antidoping de Victor Penalber, 18, flagrado durante o Mundial por equipes, no mês passado.
A prova "A" do teste apontou que o judoca utilizou diurético proibido na competição, disputada mês passado, no Japão. O Brasil terminou na terceira colocação o torneio.
"A contraprova deve sair no final de semana. Podemos ser notificados até no sábado ou no domingo. Então na segunda-feira já poderemos falar sobre isso", argumentou Ney Wilson, coordenador-técnico da confederação.
"Não tomamos nenhuma ação legal ainda, vamos estudar. Primeiro temos de saber se o caso é mesmo de doping, o que depende do resultado da contraprova. Se for positivo, aí oficialmente será doping e vamos ver que ações vamos tomar", diz Wilson.
Penalber compete na categoria até 73 kg e vinha de um bom momento: além da participação no Mundial por equipes, foi também medalha de bronze no Mundial júnior.
Em 2001, Penalber, que começou a treinar com quatro anos, foi campeão do Pan-Americano em
Maracaibo, na Venezuela. Em 2005, venceu o Torneio de Lenggries, na Alemanha. E há dois anos ficou com o título da Copa USA Junior, em Colorado Springs, nos EUA.
A reportagem tentou contatar Penalber por meio de seu telefone celular ontem, mas não foi possível nem mesmo deixar recado.
Mesmo que a contraprova aponte que Penalber fez uso de doping, a CBJ afirma que não perderá a terceira colocação no Mundial por equipes.
"É como no futebol, [se é detectado no antidoping] o atleta é punido, mas o resultado permanece", conclui Wilson.

Por: Folha de S.Paulo
FONTE: http://www.avol.com.br/2009/
http://www.avol.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário