terça-feira, dezembro 09, 2008

Morre o criador de Vampirella, Forrest J Ackerman


Quadrinhos
Morre o criador de Vampirella, Forrest J Ackerman

Um dos maiores fãs de terror e ficção, Ackerman ajudou a consolidar os gêneros
08/12/2008



Forrest J Ackerman, um dos maiores nomes entre os fãs de terror nos EUA e criador da personagem Vampirella, faleceu na última quinta-feira em sua casa em Los Angeles na última quinta-feira. Ele tinha 92 anos.
Na década de 1930, ainda adolescente, Ackerman já tinha artigos publicados no primeiro fanzine de ficção científica dos EUA, The Time Traveller, e participou da primeira convenção de fãs de sci-fi – termo que, dizem alguns, ele inventou – em 1939.
Em 1958, ele fundou a revista Famous Monsters of Filmland, dedicada ao universo dos filmes de terror. Ricamente ilustrada e com ótimas entrevistas de atores e diretores, a revista foi referência para os fãs do gênero até seu encerramento em 1983. "Ackerman foi mais que um editor. Ele era para a Famous Monsters o que Hugh Hefner é para a Playboy – um porta-voz e cabeça, em torno de quem a publicação era projetada", diz o historiador dos quadrinhos Mark Evanier em seu obituário.
Vampirella surgiu a partir do investimento da Warren, mesma editora da Famous Monsters, em quadrinhos. Ela apareceu numa revista com seu próprio nome em 1969, com capa do lendário Frank Frazetta. Ackerman criou o nome da personagem e escreveu sua origem.
Nos últimos anos, Ackerman mantinha um museu – carinhosamente chamado de Ackermansion - com todo o material que reuniu em suas décadas de fã, com desenhos, fotos, fantasias e objetos utilizados em filmes de terror de todo o século XX.
Ele ainda participava de convenções e recebia fãs na sua casa até os últimos anos. A causa da morte foi uma parada cardíaca, após anos debilitado.

FONTE (imagem incluída): Omelete - Brazil

Nenhum comentário:

Postar um comentário