terça-feira, novembro 11, 2008

SOBRE NICOLAU SAIÃO


Sexta-feira, 9 de Janeiro de 2004
SOBRE NICOLAU SAIÃO

Nicolau Saião é o pseudónimo literário/artístico de Francisco Ludovino Cleto Garção, nascido em Monforte do Alentejo no ano de 1946 e residente em Portalegre desde os três anos. Exerceu as profissões de meteorologista, jornalista e escriturário. Actualmente é o funcionário responsável do Centro de Estudos "José Régio" de Portalegre.

Empenhado civicamente antes e depois do "25 de Abril", teve o seu trajecto condicionado pelo antigo regime. De orientação democrática e libertária, foi também um resistente através da sua escrita e da sua acção, mas sem obrigatoriedade partidária ou de escola literária. Tem colaboração em jornais nacionais (República, Diário de Lisboa, O País, Sporting, Espaço Médico, etc.) e regionais (Jornal do Fundão, O Distrito de Portalegre, A Nossa Terra, Jornal de Paços de Brandão, Correio Beirão, Jornal de Queluz, Correio de Elvas, Diário do Sul, Notícias de Elvas, O Zurão...).

Poeta, pintor, publicista e actor/declamador, concebeu, realizou e apresentou o programa radiofónico Mapa de Viagens (Rádio Portalegre), que entrou para o ranking dos programas mais ouvidos das rádios regionais, e onde entrevistou personalidades como: José Bento, António Luís Moita, Rui Mário Gonçalves, Fernando Vendrell, José Manuel Anes, Diniz Machado, José do Carmo Francisco, etc...

Tem colaborado em revistas e jornais literários e artísticos, tais como Ler, Colóquio-Letras, Apeadeiro, Sílex, Célula Cinzenta, A Cidade, Bicicleta/Mandrágora, Bíblia, Ciclo Cultural, Jornal de Poetas e Trovadores, Callipole, Podium, A Xanela(Betanzos), Abril em Maio, DiVersos (Bruxelas), Albatroz (Paris), Artes & Artes, Mele(Honolulu), Ave Azul , Espacio/Espaço Escrito(Badajoz),etc...

Como pintor participou em mostras de Arte Postal em diversos países (Espanha, França, Itália, Polónia, Canadá, Estados Unidos, Austrália, Mali, etc.), além de ter exposto individual e colectivamente em diversas localidades. Organizou, com Mário Cesariny e Carlos Martins, a exposição O Fantástico e o Maravilhoso, tendo traduzido diversos autores incluídos no livro-catálogo; e, com João Garção, a mostra de mail-art O futebol. Está representado em diversas antologias (Palavras - Sete poetas portugueses contemporâneos, Poetas alentejanos do século vinte, O desporto na poesia portuguesa, O trabalho, Poemabril, Homenagem a Torga, Poemas para Lorca, Millenium, Série Poeta, Poetas e Escritores da Serra de S. Mamede...

Em 1992 a Associação Portuguesa de Escritores atribuiu o prémio Revelação/Poesia ao seu livro Os objectos inquietantes(Editorial Caminho).

Livros, além do citado: Flauta de Pan(Ed.Colibri),Os olhares perdidos(Universitária Editora), Assembleia geral(edição Bureau Surrealista Alentejano), Os labirintos do real - com Carlos Martins (idem), Passagem de nível - teatro (edição do autor, patrocinada pela Região de Turismo de S. Mamede). Em preparação: Cantos do deserto (poemas relacionados com o deserto de Tabernas, Almeria), As vozes ausentes(crónicas), As estrelas sobre a casa(teatro), Em nós o céu(policial) e Nigredo/Albedo - o livro das translações(a sair Black Sun Editores).

Proferiu conferências e palestras sobre arte moderna, poesia, literatura de mistério e os índios norte-americanos em Portalegre, Almada, Leiria, Lisboa, Ponte de Sôr, Montargil, Serpa, Madrid, Roma, Badajoz, Paris, Ciudad Real, Bruxelas e Toronto. Prefaciou Extravagários, de Nuno Rebocho e fez posfácio para livro de Ruy Ventura em preparação.


Nenhum comentário:

Postar um comentário