sexta-feira, novembro 07, 2008

O maior espetáculo da Terra virá a Maceió este mês


06/11/08 12:30
O maior espetáculo da Terra virá a Maceió este mêsAdicionar imagem

Desde segunda-feira (3), quatro carretas e seis caminhões estão circulando nas estradas do Nordeste com uma carga preciosa. Além de 60 toneladas de equipamentos, a caravana transporta centenas de bonecos para a montagem, em seis capitais da região, do espetáculo "SESI Bonecos do Mundo" - o maior evento do gênero no planeta. Com patrocínio do SESI e apoio da Petrobras, a temporada foi aberta no Recife no dia 3 e contempla Aracaju nos dias 22 e 23.

Em sua 5ª edição, o projeto já foi visto por mais de 1 milhão de pessoas, incluindo públicos das regiões Norte, Centro-Oeste, Sul e Sudeste. Neste ano, com várias novidades, o SESI Bonecos vai percorrer 3.284 quilômetros para promover apresentações e oficinas também em Salvador (15 e 16/11), Maceió (29 e 30/11), João Pessoa (6 e 7/12) e Fortaleza (13 e 14/12). "O festival é um espaço de estímulo para a inteligência. Seja para fazer rir, para fazer chorar, para divertir ou para refletir", afirma Lina Rosa, curadora e idealizadora do projeto.

O SESI Bonecos traz um sortimento de nacionalidades, abordagens e estilos nunca visto, com encenações para crianças e adultos. A trupe carrega, por exemplo, a estrutura gigante do Gulliver (Chile), com cerca de 2 toneladas, e os bonecos da Divina Comédia (RS), que cabem na palma da mão. Tem ainda as marionetes sem fio de Phillip Huber - o artista que deu vida aos bonecos do filme "Quero ser John Malkovich", de Spike Jonze - e o Grupo Contadores de Estórias, com uma temática adulta, recheada de histórias sobre suicídio, masturbação, gravidez e o envelhecimento.

No mesmo comboio, também estão o "Romance do Vaqueiro Bendito", do Distrito Federal, a "Caixa", do Le Grand Manipule (França), e as sombras chinesas de "Não me toques as Mãos" (Argentina-Espanha), apresentada pela exímia marionetista Valeria Guglietti. Outro grande destaque do Festival será um dragão de 50 metros. Cada parte da figura mitológica é levada por uma pessoa. Em sua apresentação, o dragão se mistura às pessoas na platéia.

A programação das seis capitais mostra outros exemplos de diversidade. Com "Dirk, o Vagabundo", a Compagnie de Draak (Holanda) levará à cena um robô construído a partir de princípios tanto da robótica quanto do teatro de marionetes. Quase não se distingue a máquina de uma pessoa. "Sangue Bom", com roteiro e direção de Miguel Vellinho, é uma história de amor tragicômica entre o vampiro de um castelo e uma bela jovem, com tendências suicidas, que sofre a interferência de um caçador de vampiros. Sem palavras, o espetáculo mistura elementos do desenho animado, dos filmes de terror e da literatura gótica. Entre tantas atrações, o projeto também embarca em sua viagem nordestina o festejado grupo mineiro Giramundo, o paulista Rafael Leidens (Estrelas do Brasil) e o Circo Minimal (RS), cuja principal atração é uma galinha que canta ópera.
O mestre-de-cerimônias oficial do projeto Sesi Bonecos é peça construída pela técnica "luva com varas". A mão do artista é introduzida por dentro, para manipular a cabeça e o corpo. Varetas de aço são usadas nas extremidades das mãos e movimentam os braços. Seu temperamento é divertido e eloquente. Ele é uma espécie de garoto-propaganda do festival
por Assessoria

FONTE (image include): Alemtemporeal - Alagoas,Brazil

Nenhum comentário:

Postar um comentário