sexta-feira, novembro 07, 2008

Catherine Deneuve e Paul Auster no júri do Estoril Film Festival 2008


Catherine Deneuve e Paul Auster no júri do Estoril Film Festival 2008
Paul Newman vai ser homenageado pela organização

A actriz Catherine Deneuve, os artistas plásticos Julião Sarmento e Cristina Iglesias e o escritor Paul Auster completam o júri do Estoril Film Festival 2008, juntando-se ao Nobel da Literatura J.M. Coetzee, anunciou a organização.
Na segunda edição do festival, que decorre entre 14 e 22 de Novembro no Casino do Estoril, Centro de Congressos do Estoril e Teatro Mirita Casimiro, em Cascais, caberá a este júri de cinco elementos atribuir os prémios de Melhor Filme (20 mil euros), Segundo Melhor Filme e o Prémio Cine-Europa.
A estas individualidades, cuja escolha reflecte a filosofia do festival, de cruzamento das várias artes com o cinema, «ainda poderão vir a juntar-se mais nomes», indicou a organização do certame, a que preside o mais internacional dos produtores portugueses, Paulo Branco, em comunicado enviado à Lusa.
Além da secção de competição oficial, em que concorrem 14 filmes europeus, e de uma secção em que serão exibidos filmes fora de competição, constam ainda do programa uma retrospectiva da obra do cineasta norte-americano Tim Burton, e duas homenagens: ao realizador italiano Bernardo Bertolucci e ao actor norte-americano recentemente falecido Paul Newman, enquanto realizador.
Pretende-se dar a conhecer uma faceta menos conhecida do actor que se tornou uma lenda do grande ecrã, participando em mais de 60 filmes ao longo da sua carreira, que se estendeu também ao outro lado da câmara.
«Entre 1968 e 1987, realizou seis filmes que bastaram para o afirmar como um dos mais talentosos realizadores de sempre», sublinha a organização do Estoril Film Festival.

FONTE (photo include): Diário IOL - Lisboa,Portugal

Nenhum comentário:

Postar um comentário