terça-feira, outubro 28, 2008

Os homens e demais primatas preferem as mulheres de vermelho

********************************************************
Os homens e demais primatas preferem as mulheres de vermelho
28/10 - 15:22 - AFP

Os homems são bastante atraídos sexualmente por mulheres que usam o vermelho, como acontece com outros primatas machos tais como os chimpanzés e os babuínos, segundo estudos publicados nesta terça-feira nos Estados Unidos. Sem negar que os efeitos afrodisíacos do vermelho sejam, em parte, produto de um condicionamento social, o trabalho revela que a resposta sexual dos homens a essa cor se explica provavelmente por uma reação com raízes biológicas profundas.

Entre babuínos e chimpanzés, as fêmeas ruborizam, por exemplo, de maneira evidente quando ovulam, lançando, com isso, uma mensagem sexual muito clara para atrair o macho. "Nossa pesquisa estabelece um paralelo na maneira pela qual primatas machos humanos e não-humanos reagem ao vermelho", escrevem os cientistas da Universidade de Rochester (Nova York, leste) que tiveram seu estudo divulgado na edição do Journal of Personality and Social Psychology deste 28 de outubro.

"Ela confirma as antigas suspeitas de muitas mulheres, a de que os homens agem como os demais primatas no domínio sexual", acrescentam.

"Embora os homens gostem de pensar que eles reajam ao charme feminino de maneira atenciosa e rafinada, parece, pelo menos em alguns pontos, que suas preferências e predileções sejam, numa palavra, primitivas", prosseguem os pesquisadores.

Os psicólogos realizaram diferentes experiêncis mostrando a homens com mais de 20 anos fotografias de mulheres. Em todas as circunstâncias apresentadas nesses testes, as mulheres vistas numa fotografia com a borda em vermelho, ou usando roupas vermelhas, foram consideradas mais atraentes e mais desejáveis sexualmente que as mesmas mulheres mostradas com outras cores.

Quando ela usa vermelho, é com mais freqüência convidada a sair e levada aos locais mais caros.

Embora o vermelho tenham ampliado os sentimentos positivos nesta pesquisa, outros estudos realizados anteriormente levam a pensar que as cores podem suscitar diferentes reações, segundo o contexto.

Assim, a cor vermelha em competições esportivas ou durante exames escritos é associada a maus resultados, destacam os autores deste estudo, entre eles Andrew Elliot, professor de psicologia na Universidade de Rochester.

FONTE: Último Segundo - São Paulo,SP,Brazil

Nenhum comentário:

Postar um comentário