sexta-feira, setembro 12, 2008

A Mulher em África contra a exclusão


Estudos
A Mulher em África contra a exclusão
A Mulher em África – Vozes de uma margem sempre presente, colectânea que se integra no actual movimento de desconstrução e implosão, foi lançado em Lisboa.
Da Redação com Revista África 21

Lisboa - Organizado pelas professoras Inocência Mata e Laura Cavalcante Padilha, foi lançado recentemente em Lisboa o volume A Mulher em África – Vozes de uma margem sempre presente, colectânea que se integra no actual movimento de desconstrução e implosão, fazendo de África o centro de um debate por muito tempo obstaculizado pelas imposições da colonialidade do poder e do saber.

«O objectivo principal é proceder a uma abordagem crítica, nas várias áreas do saber e do poder, do lugar de mulheres excluídas das reflexões culturais e dos seus cânones nacionais». Isto é, as organizadoras pretendem, com esta publicação, colocar mais uma pedra no edifício construído com a argamassa da diferença, sempre com o cuidado científico e teórico-metodológico de não se sucumbir ao falso apelo de redutores essencialismos.

Terceira publicação resultante da parceria entre a brasileira Laura Cavalcante Padilha e a são-tomense Inocência Mata – as outras foram Mário Pinto de Andrade: um Intelectual na Política (2001) e A Poesia e a Vida: Homenagem a Alda Espírito Santo (2006) – esta obra é, antes de mais, um exercício prático de lusofonia que as autoras promovem entre si mais a colaboração de um punhado de colaboradores a ela ligados.

Como acentua Isabel Castro Henriques no prefácio, «Iniciada a tarefa de devolver às mulheres a dimensão histórica que sempre possuíram, continua todavia a ser indispensável reforçar o estudo sobre a participação sempre activa das mulheres na reorganização da sociedade e na reelaboração do discurso histórico, que permite a agilização do facto social».
FONTE: África 21 Digital - Brasília,DF,Brazil

Nenhum comentário:

Postar um comentário