quinta-feira, agosto 21, 2008

Demónio vermelho contra exército lendário


Demónio vermelho contra exército lendário

Cinema. Estreia-se hoje em Portugal 'Hellboy II: O Exército Dourado', o segundo filme da projectada trilogia do realizador Guillermo del Toro, com base na personagem criada pelo autor de 'comics' Mike Mignola. Ron Perlman volta ao papel principal, numa aventura mais próxima do universo da fantasia
O realizador mexicano Guillermo del Toro está tão decidido a levar avante a sua trilogia de filmes com a personagem de Hellboy, criada nos comics por Mike Mignola na década de 90, e transposta ao cinema pela primeira vez em 2004 em Hellboy pelo autor de O Labirinto do Fauno, que recusou projectos tão suculentos como Eu Sou a Lenda, Harry Potter e o Príncipe Misterioso e Halo - este produzido por Peter Jackson. Tudo para se poder dedicar inteiramente ao segundo filme da série: Hellboy II: O Exército Dourado, em estreia hoje nos cinemas portugueses.

Esta segunda aventura cinematográfica do demónio arrancado ao Inferno pelos nazis, mas que acabou a combater pelas forças do bem ( e que volta a ser interpretado pela bisarma Ron Perlman), foi rodada na Hungria com um orçamento de pouco mais de 70 milhões de dólares (cerca de 47 milhões de euros). Del Toro e Mike Mignola consideraram várias hipóteses para a história, nomeadamente a utilização de figuras clássicas do fantástico como Drácula, Frankenstein e o Lobisomem.

Finalmente, realizador e autor optaram por afastar o enredo de Hellboy II: O Exército Dourado do ambiente de II Guerra Mundial do filme original, e aproximá-lo do reino do folclore e dos contos de fadas anglo-saxónicos. Segundo explicou Mike Mignola numa entrevista, esta parte II "já não se centra em nazis, máquinas e cientistas loucos, mas sim em deuses antigos e em criaturas que foram como que expulsas do nosso mundo".

O filme contém, por isso, algumas referências à figura e à obra do escritor anglo-irlandês Lorde Dunsany, um dos nomes clássicos e maiores da literatura de fantasia.

Assim, Hellboy e os seus parceiros têm que enfrentar desta vez o lendário Exército Dourado ("70 vezes 70 soldados mecânicos"), reactivado do seu sono milenar pelo albino e maléfico príncipe Nuada (interpretado pelo ex-Bros Luke Goss, que já havia entrado noutro filme de Guillermo del Toro, Blade 2) para invadir e conquistar o mundo dos humanos, e reclamar a Terra para as criaturas do "reino mítico".

Apesar de querer ainda fazer o terceiro e último filme protagonizado por Hellboy, Guillermo del Toro vai agora "mergulhar" durante bastante tempo na Terra Média. O realizador tem que preparar os dois filmes de O Hobbit, baseados no livro de Tolkien, cujos argumentos irá escrever em parceria com Peter Jackson, também produtor com a sua mulher e associada Fran Walsh.

As duas partes de O Hobbit deverão estrear-se nos natais de 2011 e 2012, respectivamente.- E.B., com Wikipedia, www.imdb.com e Empire

FONTE: Diário de Notícias - Lisboa - Portugal

Nenhum comentário:

Postar um comentário