sábado, maio 17, 2008

Saiba mais sobre a escritora paulistana Zélia Gattai

Tuca Vieira/Folha Imagem
16/05/2008 - 20h01
Saiba mais sobre a escritora paulistana Zélia Gattai

da Folha Online
A memorialista, romancista e fotógrafa paulistana Zélia Gattai Amado, 91, é viúva do escritor Jorge Amado, que morreu em agosto de 2001. Os dois se conheceram em 1945, quando trabalharam juntos no movimento pela anistia dos presos políticos. Durante anos, Zélia datilografou os textos originais do marido.
Filha de imigrantes italianos, a escritora nasceu em 2 de julho de 1916, na capital de São Paulo, onde viveu toda a sua infância e adolescência. Em 2006, a revista "Forbes" colocou a escritora no topo de uma lista das mulheres mais influentes na área cultural no Brasil.
Aos 63 anos de idade, começou a escrever suas memórias. O livro de estréia, "Anarquistas, Graças a Deus", já acumulava mais de 200 mil exemplares vendidos no Brasil ao completar 20 anos de sua primeira edição. Alguns de seus livros foram traduzidos para o francês, o italiano, o espanhol, o alemão e o russo.
A escritora tomou posse da cadeira nº 23 da ABL (Academia Brasileira de Letras) em maio de 2002, lembrando a trajetória pessoal e profissional do marido. Zélia foi eleita para ocupar a cadeira de Jorge Amado na ABL, que também já tinha sido ocupada por Machado de Assis (1839-1908).
Em seu discurso de posse, que durou uma hora, Zélia falou de sua infância, das obras de Jorge e da amizade do marido com o político baiano Antônio Carlos Magalhães (1927-2007).
Em sua obra "Vacina de Sapo", a autora lembra sua relação de 56 anos com o marido, em especial o período final em que o escritor estava com a saúde debilitada e recebeu visitas de curandeiros --como a de um índio da Amazônia, que recorreu a uma terapia alternativa, episódio que dá título ao livro.
Livraria

Série "Folha Explica" traz títulos com os principais autores da literatura brasileira
Livro explica obra de 60 autores da literatura brasileira
LIVRARIA: Série ensina inglês, alemão e outras línguas em 15 minutos ao dia
Especial
Leia o que já foi publicado sobre Zélia Gattai

FONTE: Folha Online - São Paulo,SP,Brazil
http://www1.folha.uol.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário