segunda-feira, maio 12, 2008

Nobel tirou a Lessing energia para escrever


Nobel tirou a Lessing energia para escrever

Falando à BBC, a autora declarou que ter ganho o prémio foi "um desastre" A Prémio Nobel da Literatura Doris Lessing disse num programa de rádio da BBC que o facto de ter recebido o prestigiado prémio em 2007 redundou num "maldito desastre". Isto porque a subsequente atenção dos media, com constantes pedidos para entrevistas e sessões de fotografia, lhe tirou toda a energia para escrever uma linha que seja."

Tudo o que faço é dar entrevistas e ser fotografada. Parei de escrever, já não tenho energia. É por isso que não me canso de dizer aos mais jovens que não pensem que a energia criativa vai durar para sempre", frisou a escritora, ao programa Front Row, da Radio 4 da BBC, numa conversa que será hoje transmitida.

Abandonar a escrita

Lessing, de 88 anos, cujo livro mais recente é Alfred and Emily, uma obra de memórias parcialmente ficcional, admitiu ainda que poderia pura e simplesmente deixar de escrever. "É preciso usarmos a nossa energia enquanto a temos porque um dia ir-se--á embora, e a minha está a desaparecer como água a ir por um ralo abaixo", frisou a escritora, que foi a 11.ª mulher a receber o Nobel da Literatura nos 106 anos de existência do prémio.

Doris Lessing recordou ainda que, na década de 60, lhe haviam dito que nunca receberia a distinção sueca porque os juízes da Academia Nobel não gostavam dela. Ao receber a notícia da vitória, a escritora declarou: "Dizer obrigada não parece suficiente quando se ganhou o melhor prémio de todos. É espantoso e maravilhoso."

Lessing acabou por não se poder deslocar a Estocolmo para receber o Nobel da Literatura, por motivos de saúde. Foi o embaixador da Suécia em Londres Steffan Carlsson que lho foi entregar, após a escritora ter gravado o seu discurso de aceitação em casa.

Na ocasião, o diplomata disse à autora de A Boa Terrorista e A Fenda que ela estava a ser "coroada com um prémio que merecia há muito tempo", contrariando assim o que lhe havia sido dito nos anos 60 quanto à sua má imagem junto dos juízes do Nobel.

Doris Lessing nasceu no Irão e foi depois com a família para a Rodésia, hoje Zimbabwe, antes de esta se ter instalado em Inglaterra, em 1949. Um ano depois, publicava o seu primeiro livro, The Grass Is Singing.

FONTE (photo include): Diário de Notícias - Lisboa - Portugal

Nenhum comentário:

Postar um comentário