sábado, maio 24, 2008

LITERATURA RUSSA (17/5/2008)


Caderno 3
LITERATURA RUSSA (17/5/2008)
A tragédia vermelha

Em “O Exército de Cavalaria”, o escritor judeu Isaac Bábel denuncia os excessos e equívocos dos primeiros anos da Revolução Russa

Isaac Bábel foi fuzilado em 1940, sob ordem do então chefe do Estado Russo, Joseph Stalin. Era o número 12 de uma lista de 346 indivíduos acusados de condutas “contra-revolucionárias, propagar idéias trotskistas e atividade espiã”.

A tal conduta do intelectual de origem judáica não podia ser outra que não a escrita. Jornalista e escritor, Bábel escreveu obras “perigosas” para o regime stalinista - caso de “O Exército de Cavalaria” (1926).

O livro reúne 36 contos, todos eles ambientados em um mesmo universo temático. As ações acontecem durante a guerra civil que levou as tropas soviéticas, vindas da Ucrânia, a invadirem o território polonês.

Bábel evoca sua experiência como jornalista para criar histórias impregnadas pelo horror real que testemunhou, enquanto acompanhou a cavalaria cossaca como correspondente de guerra. Assassinatos, estupros e saques faziam parte do cotidiano, num ambiente que rescindia à sangue.

À época, como era um tanto previsível, o Comitê Central do Partido Comunista não ficou satisfeito com as revelações feitas por Isaac Bábel. O exército vermelho, ao invés ocupar a Polônia para esmagar os resquícios do feudalismo polonês e introduzir a Revolução, promoveu um massacre a população local.

O que tornava Bábel potencialmente perigoso para Stalin é que sua escrita não tinha nada de liberal. A concepção de uma revolução e os desdobramentos russos do marxismo não eram questionados em si pelo escritor. Para ele, no entanto, era preciso encarar a crueza da realidade, para além dos gabinetes.

Seus contos mostram que se fazia necessária uma maior atenção e postura crítica para resolver a equação que colocava lado a lado uma população aterrorizada pela guerra e um exército faminto (não apenas de comida).

Fragmentos

Tanto as imagens como a forma que elas são construídas em “O Exército de Cavalaria” apontam para a idéia de fragmento. É a ordem civil nos territórios descritos que se encontra em pedaços, a nova e amarga vida que os moradores que recebem o exército vermelho são obrigados a enfrentar. Os próprios contos - isolados e em conjunto - emergem de forma fragmentária.

Bábel narra eventos que parecem começar do nada. Ou melhor, de algum ponto de uma história que já começou. Caso de “Um carta”, em que o narrador introduz e comenta ao término, a carta de um jovem soldado à mãe, descrevendo uma tragédia familiar que opôs ele e seus irmãos ao pai, defensor da velha ordem.

O autor ainda conecta uma série de contos, em que narrador está entre os criados da casa de um velho padre, que fugiu ao anuncio da chegado dos vermelhos. Desta forma, criou uma espécie de romance em fragmentos, no qual o protagonista não é este ou aquele personagem, mas a terra castigada onde se assentou o sofrido e opressor exército da cavalaria.

Estética

Engana-se quem pensa que o valor da obra de Isaac Bábel é tão somente político. Em um período em que a produção poética era o grande destaque da produção russa (Maiakóvski, Marina Tsvietáieva), o escritor se destacava por uma prosa inventiva, marcada por metáforas com um grande poder de síntese. Imagens de destruição e decadência, que, por vezes, combinam elementos contraditórios. Não raro o quadro se pinta parece antenado com idéias que lhes eram contemporâneas, defendidas pelos surrealistas.

Maksim Górki (1868 - 1936), principal prosador russo à época, reconheceu o talento do jovem Bábel e tornou-se seu protetor. Foi ele quem abriu às portas para que Bábel publicasse em revista literárias. Também na morte, o mestre precedeu seu protegido, sendo envenenado a mando de Stalin.

Esta é a primeira vez que “O Exército de Cavalaria” ganha uma tradução direta para o português. Aurora Fornoni Bernardini e Homero Freitas de Andrade são os responsáveis por esta versão. Antes dela, a coleção de contos de Isaac Bábel havia sido editada em uma tradução indireta, que herdou até mesmo o título da versão norte-americano do livro - “A cavalaria vermelha”.

Dellano Rios
Repórter

CONTOS
"O Exército de Cavalaria"
Isaac BábelR$ 59
256 páginas2008
Cosac Naify
FONTE (photo include): Diário do Nordeste (Assinatura) - Fortaleza,CE,Brazil

Nenhum comentário:

Postar um comentário