sexta-feira, maio 23, 2008

Literatura: Descoberto texto inédito de Arthur Rimbaud

Literatura: Descoberto texto inédito de Arthur Rimbaud
23 de Maio de 2008, 11:13
Paris, 23 Mai (Lusa) - Um texto inédito de Arthur Rimbaud escrito aos 16 anos foi agora descoberto, 138 anos após a sua publicação num antigo jornal de Charleville-Mézières, a cidade natal do poeta, no nordeste de França.
O texto, em prosa, de 50 linhas, intitulado "Le rêve de Bismarck" (O sonho de Bismarck) e assinado Jean Baudry, apareceu publicado em 25 de Novembro de 1870 no jornal Le Progrès des Ardennes, também ele descoberto em circunstâncias rocambolescas, como relatou o alfarrabista François Quinart, confirmando as informações que sobre o assunto difundira o jornal Le Figaro.
Jean Baudry é um pseudónimo de Rimbaud, conhecido dos especialistas, sob o qual o poeta enviava textos para o jornal, nomeadamente este "Rêve", um texto de ressonâncias patrióticas dirigido contra o príncipe Otto von Bismarck, chanceler do reino da Prússia e em seguida do Impérito alemão.
"É ao entardecer. Na sua tenda, cheia de silêncio e de sonho, Bismarck, um dedo sobre o mapa de França, medita", lê-se na abertura do texto, escrito em plena guerra franco-prussiana.
Quinart, proprietário da Arches-Libris na cidade natal de Rimbaud, contou ter comprado há dois anos "um lote de velhos livros e velhos jornais das Ardenas a uma senhora idosa" que deles queria desembaraçar-se.
Nada tendo encontrado de especial no lote, o alfarrabista colocou os jornais sob um plástico, na montra da sua loja. Segundo ele, "milhares de pessoas" os consultaram mas nenhuma mostrou interesse pelo que quer que fosse.
Em Abril passado, um jovem cineasta, Patrick Taliercio, que está a rodar um filme sobre Rimbaud, comprou os jornais "por algumas dezenas de euros". "Veio ver-me dois dias depois e disse-me 'Você viu o artigo? É de Rimbaud!", recordou Quinart.
Interrogado por Le Figaro, Jean-Jacques Lefrère, estudioso da obra do poeta, confirmou a descoberta.
"É um belo texto metafórico", disse, acrescentando que a descoberta "faz renascer a esperança de encontrar, noutros exemplares do jornal, outros textos do poeta".
Génio precoce, Rimbaud escreveu alguns dos mais importantes textos da poesia francesa, entre os quais "Le dormeur du val" e "Le bateau ivre".
FONTE: SIC - Lisboa,Portugal

Um comentário:

  1. Interessantissimo Domingos

    Tambem tenho um blog sobre Judo

    judolifestyle.blogspot.com da uma passada lah abraxx

    ResponderExcluir