sexta-feira, maio 23, 2008

Estágio internacional de judo à beira do 'Ippon'

Estágio internacional de judo à beira do 'Ippon'
23-05-2008 6:11:00
O reconhecido estágio de judo, que se tem realizado em Faro, já tem data marcada para a terceira edição e vai haver uma surpresa, mas a falta de infra-estruturas e patrocínios poderá ‘matar’ a próxima edição.
Alguns dos nomes mais conhecidos da modalidade a nível mundial vão participar na terceira edição do Estágio Internacional de Judo “Cidade de Faro”, que terá lugar entre os dias 7 e 11 de Julho na capital algarvia, contudo o local ainda está por definir.
“Estamos à espera de uma confirmação da Câmara de Faro para saber se podemos utilizar o Pavilhão Municipal, mas ainda não sabem se estará ou não construído a tempo”, afirma ao Observatório do Algarve Júlio Marcelino, presidente da Associação Distrital de Judo do Algarve (ADJA).
O Pavilhão do Farense é uma opção, no entanto tem outros encontros marcados para esses dias, ao passo que a Escola Afonso III não tem condições para albergar os mais de 200 atletas esperados.
“Este ano vamos fazer também um torneio em memória do falecido seleccionador nacional António Matias e o pavilhão da escola [Afonso III] já não tem capacidade para tudo. O Pavilhão do Farense já está ocupado, mas é a nossa melhor opção de momento”, adianta, mas realça que ainda espera uma resposta da Câmara.
O ‘Torneio Memorial António Matias’ vai realizar-se no dia 6 de Julho e será a última oportunidade de ver em acção os judocas olímpicos, nacionais e internacionais, antes das olimpíadas de Pequim.
Para além da indefinição do local do torneio e do estágio, os patrocínios também escasseiam, num encontro cujo custo deverá rondar os 120 mil euros: “É tardíssimo para estar a tratar destes problemas, mas sou teimoso e isto vai mesmo realizar-se”, assegura Júlio Marcelino, afirmando que a continuidade deste estágio para os próximos anos estará dependente do desfecho do deste ano.
Apesar de as inscrições ainda estarem abertas já estão confirmadas as presenças da Selecção Nacional de seniores, sub-23 e juniores, bem como a da Estónia, Israel, Brasil, Arménia, Argentina, Espanha, Letónia e Japão, muitas delas com atletas que vão medir forças em Pequim. Júlio Marcelino espera bater o recorde de presenças, já que no ano de 2006 recebeu cinco selecções e em 2007 foram 10 as participantes.
O também treinador do Judo Clube do Algarve está em França com a atleta Joana Santos, onde a judoca terá obrigatoriamente de assegurar, pelo menos, a terceira posição para se qualificar para os Jogos Olímpicos de Taipé2009, para surdos.
Tiago Griff
FONTE: Observatório do Algarve - Faro,Portugal
http://www.observatoriodoalgarve.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário