sábado, maio 10, 2008

Em seis finais, Brasil garante maior equipe olímpica da história


Judô/Pan-americano Sênior - (08/05/2008 18:26:24)

Em seis finais, Brasil garante maior equipe olímpica da história

Miami (EUA) - Com 13 categorias classificadas para os Jogos Olímpicos de Pequim, o Brasil garantiu a maior delegação da história da modalidade no evento. No primeiro dia de disputas do Campeonato Pan-americano Sênior de judô, a equipe brasileira chegou a seis finais e classificou duas das três únicas categorias que ainda estavam pendentes para o torneio olímpico. Além da eliminação do pesado feminino, o Brasil também tomou susto com a meio-pesado Edinanci Silva, que machucou a costela.
“Levaremos, ainda assim, a maior equipe brasileira já classificada para os Jogos Olímpicos. Com 13 atletas, teremos um a mais do que em Atenas 2004”, destaca o coordenador técnico da Confederação Brasileira de Judô, Ney Wilson. Na Grécia, além do pesado, o Brasil também não levou o médio feminino.
Na abertura do último torneio que conta pontos para o ranking pan-americano, Danielli Yuri, Mayra Aguiar, Edinanci Silva, Guilherme Luna, Eduardo Santos e Walter Santos garantiram vaga na disputa pelo ouro, enquanto Leonardo Leite lutará pelo bronze. Apesar do bom aproveitamento, a meio-pesado Edinanci deu um susto na comissão técnica.
A brasileira repetiria, pela quarta vez consecutiva, a final pan-americana contra a cubana Yurissel Laborde. A dupla, que decidiu os campeonatos de 2006 e 2007 e os Jogos de 2007, não decidirá este ano por causa de uma lesão na costela de Edinanci. A judoca deixou o tatame chorando após vencer por ippon a argentina Lorena Briceño. Segundo o médico que acompanha a seleção brasileira, Luis Fernando Teochi, Edinanci tem uma fissura na costela e já está em tratamento.
Já Mayra, superou um resfriado e chegou à decisão com duas vitórias por ippon e decide o título com a cubana Yalennis Castillo. Danielli terá pela frente a veterana cubana Driulis Gonzalez que começou o Pan com vitórias discretas sobre suas oponentes (um shido, uma vitória no golden score e um ippon a 20 segundos do fim).
No masculino, Luna, que na Copa do Mundo do Brasil, na última semana, já surpreendera ao derrotar o vice-campeão mundial Anthony Rodriguez, da França, voltou a chamar atenção ao bater o cubano Oscar Cardenas na semifinal e garantir vaga na decisão. “Representar o Brasil no meio-médio é uma responsabilidade grande”, afirma o carioca, que enfrentará o norte-americano Travis Stevens na final.
Eduardo Santos, no médio, enfrenta o argentino Diego Rosatti. Seu irmão Walter Santos, no peso pesado, terá o cubano Oscar Brayson pela frente. O meio-pesado Leonardo Leite, derrotado pelo argentino Eduardo Costa nas quartas, disputa o bronze contra o venezuelano José Camacho.
O Pan segue nesta sexta-feira lutam os judocas dos pesos leve, ligeiro super-ligeiro (na qual o Brasil não compete) e absoluto.

FONTE: Gazeta Esportiva - São Paulo,SP,Brazil

Nenhum comentário:

Postar um comentário