sexta-feira, maio 02, 2008

Disputa de peso (30/04)

Disputa de peso (30/04)
Ivan Drummond - Estado de Minas
Somente hoje, quando os 21 países participantes do II Brazil Judo World Cup, a etapa brasileira da Copa do Mundo da modalidade, entregarem as listas dos atletas inscritos é que se poderá saber o número exato de medalhistas olímpicos e mundiais que competirão de sábado a segunda-feira, na arena do Chevrolet Hall, em Belo Horizonte. Já é possível prever, no entanto, muitas novidades, como os atletas que mudaram de categoria e tentam repetir a supremacia.
Esse é o caso do francês Demon Falcon, ex-campeão mundial dos médios e bronze nos Jogos Olímpicos de Atenas no mesmo peso. Com dificuldades para manter o peso, o francês subiu uma categoria. Compete agora na meio-pesado, o que o coloca em rota de colisão com um dos brasileiros de maior favoritismo, Luciano Corrêa, do Minas Belo Dente, que foi campeão no ano passado e espera repetir o feito neste fim de semana.
Demon é considerado um dos judocas mais técnicos do mundo, mas o fato de ter subido uma categoria não assusta Luciano, que prevê uma competição muito dura, assim como deverá ocorrer em Pequim. “Não se pode dizer quem é favorito. O meio-pesado é um dos pesos de maior equilíbrio. São pelo menos 18 lutadores que estão num mesmo nível hoje. No caso dessa etapa da Copa do Mundo, não posso dizer ainda, pois não sei quem estará aqui. Somente depois da divulgação da lista é terei uma idéia.”
ESTRATÉGIA
Mudanças de categoria são comuns no judô. No Brasil existe um caso clássico registrado nos Jogos Pan-Americanos Rio’2007, envolvendo atletas brasileiros. A equipe nacional tinha dois atletas fortes na meio-médio: Flávio Canto e Thiago Camilo, ambos medalhistas olímpicos, o primeiro de bronze, em Atenas’2004, e o segundo, prata em Sydney’2000. A solução encontrada pela comissão técnica, respaldada pelo treinador do time, Luiz Shinohara, foi subir Thiago para a médio. Os objetivos eram garantir duas medalhas de ouro e também usar o evento como preparatório para o Mundial, que aconteceu também no Rio, em setembro.
Mas Flávio Canto fraturou o braço esquerdo no Pan e acabou ficando de fora. A estratégia se mostrou muito eficaz no caso de Thiago Camilo, pois ele voltou para a meio-médio e não só tornou-se campeão mundial do peso, como foi escolhido o melhor judoca do mundo.
Além do Brasil, participam da Copa do Mundo Cuba, França, Portugal, Alemanha, Antilhas Holandesas, Argentina, Aruba, Bahamas, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, Guatemala, México, Paraguai, Peru, Porto Rico, Uruguai, Espanha e Áustria.
FONTE: Superesportes - Belo Horizonte,MG,Brazil

Nenhum comentário:

Postar um comentário