domingo, maio 18, 2008

Brasil: Morte de Zélia Gattai representou perda de um "exemplo de escritora" - Academia de Letras

Cultura
Brasil: Morte de Zélia Gattai representou perda de um "exemplo de escritora" - Academia de Letras
São Paulo, Brasil, 18 Mai (Lusa) - O presidente da Academia Brasileira de Letras (ABL), Cícero Sandoni, disse sábado que a morte de Zélia Gattai, 91 anos, representou a perda de "um exemplo de escritora".
"A ABL perde com Zélia uma notável e querida colega; o Brasil, um exemplo de escritora, de militante e de mulher", salientou o presidente, num comunicado distribuído à imprensa.
"Militante exemplar de causas sociais, Zélia foi também figura de mulher que, a par da atividade intelectual, organizou uma vida em família de rara harmonia. A Academia chora a perda de uma notável e querida colega", sublinhou.
Viúva do escritor Jorge Amado (1912-2001), Zélia Gattai estava internada há 31 dias, num hospital em São Salvador, capital do Estado da Baía, no Nordeste brasileiro, onde morreu vítima de complicações de uma cirurgia no intestino.
O corpo será cremado hoje, numa cerimónia simples, às 16:30 horas (20:30 horas em Lisboa), e as cinzas serão depositas num jardim, onde já estão as de Jorge Amado, segundo divulgaram familiares da escritora.
"Zélia e Jorge promoveram a união do Brasil através de sua literatura e de suas vidas. Na paixão dos dois, os brasileiros de todos os quadrantes se reconheciam e se queriam bem", afirmou Sandroni.
O Governo da Baía e o prefeito de São Salvador decretaram luto oficial de três dias pela morte da escritora, eleita "imortal" da ABL em Maio de 2002 para ocupar a cadeira de Jorge Amado, que já tinha sido de Machado de Assis (1839-1908).
Num comunicado divulgado à imprensa, o presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, disse ter recebido com "pesar" a morte de Zélia Gattai.
O presidente sublinhou que a escritora representou um "símbolo da força, da doçura e da perseverança da mulher brasileira".
FONTE: RTP - Lisboa,Portugal

Nenhum comentário:

Postar um comentário