terça-feira, maio 20, 2008

Bienal do Livro de Minas Gerais deve atrair público de 160 mil pessoas

Bienal do Livro de Minas Gerais deve atrair público de 160 mil pessoas
A primeira edição da feira tem programação variada para todas as idades, com direito a muita diversão.
Da Redação
Belo Horizonte - Uma super-biblioteca com 3,6 mil m² e 20 mil títulos espalhados por 130 estandes, representando as principais editoras do país. É a Primeira Bienal do Livro de Minas, realizada nos mesmos moldes das feiras de São Paulo e Rio de Janeiro, e que deve atrair milhares de visitantes ao Expominas, em Belo Horizonte.
Até domingo, 25 de maio, a capital mineira terá a presença de 70 autores, 33 sessões literárias, divididas em uma programação que contempla duas atrações distintas: o Café Literário e a Arena Jovem, esta última voltada a um dos públicos-alvos da Bienal: os adolescentes.
Entre os 70 autores convidados para trazer suas idéias e livros ao debate, estão nomes como Rubem Alves, Moacyr Scliar, Ruy Castro, Zuenir Ventura, Sérgio Sant’Anna, Sebastião Nunes, João Adolfo Hansen, Nelson Motta, Maria Esther Maciel, Ana Elisa Ribeiro, Eneida Maria de Souza, Wander Melo Miranda, Affonso Romano de Sant’Anna, Ângela Lago, Luiz Ruffato e Ziraldo. Há obras para todo tipo de gosto: didáticas, religiosas, especializadas e, claro, muito espaço para a literatura.
Com investimentos em torno de R$ 2,5 milhões, a Bienal é uma realização conjunta da Câmara Mineira do Livro (CML) com uma empresa carioca de eventos e acontecerá nos anos pares.
Segundo os organizadores, a idéia é consolidar o papel de Minas no cenário literário brasileiro. “Esta Bienal nasce num Estado que cultiva não apenas o desenvolvimento econômico, social e cultural, mas planta, desde já, as sementes para que o futuro nos traga muitos leitores para escritores da estirpe daqueles que deram a Minas Gerais o reconhecimento nacional como celeiro de letras e palavras,” disse a secretária Eleonora Santa Rosa, lembrando que o evento é co-patrocinado pela Secretaria, por meio do programa Cemig Cultural, juntamente com a Petrobras.
Além dessas atrações, uma série de eventos, como apresentação de peças de teatro, espetáculos musicais, de marionetes, contação de histórias e números de mágica, também estão reservados para a criançada, que terá acesso a milhares de livros, além da oportunidade de conversar com os autores e visitar os vários estandes destinados à literatura infantil e infanto-juvenil. “Tudo isso tem como objetivo principal incentivar, desde agora, o hábito da leitura entre os pequenos. Daí já termos confirmadas as presenças de dezenas de colégios nos pavilhões da Bienal”, diz José Alencar Mayrink, presidente da Câmara Mineira do Livro. As informações são das assessorias da Câmara Mineira do Livro e da Secretaria de Cultura de Minas Gerais.
FONTE: Portugal Digital - Brasília,Brazil
http://www.portugaldigital.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário