segunda-feira, março 31, 2008

Primeira no Piauí suspensa por dopping, Hayssa volta a lutar


Primeira no Piauí suspensa por dopping, Hayssa volta a lutar
Após dois anos sem competir, ela sonha com Mundial Jr. e nega ter usado substância proibida.

O resultado do exame anti-dopping no Sul-americano Júnior de Judô em 2006 pegou Hayssa Ewellyn de surpresa. Prestes a assinar um contrato de patrocínio de um ano e confirmada no Bolsa-Atleta Estadual, a judoca piauiense da categoria até 63kg foi punida com dois anos de suspensão por uso de substâncias proibidas. No Judô, é proibido o uso de laxantes, comuns para a perda de peso antes das lutas, e o exame acusou isso. Dois anos depois, de volta aos tatames, ela continua alegando inocência.

"Eu não fiz nada, e só tive que aceitar a decisão", declarou durante a realização do Campeonato Brasileiro Regional II, em São Luís/MA. A frase parece um protesto, mas ela procurou não demonstrar ressentimentos ou raiva pela punição que recebeu (ou realmente não os tem). Hayssa está mais preocupada em voltar a competir e superar os novos desafios que terá pela frente, em uma nova categoria, até 78kg.

A mudança para o meio-pesado foi idéia do técnico Expedito Falcão, o mesmo de Sarah Menezes, classificada para as Olimpíadas de Pequim. E ela não subiu de peso pensando em ficar parada, já que faltam competidoras na categoria em todo o Brasil. O foco está no Mundial Júnior deste ano, que será disputado no Vietnã. Os anos fizeram Hayssa subir para a categoria até 70kg, e como nesta a gaúcha Mayra Aguiar está praticamente confirmada, a solução foi tentar outro caminho.

A menina de vida simples e família humilde na zona sul de Teresina consegue até encontrar na injusta punição fatores positivos. "Foi bom, porque eu sou desconhecida de todas as minhas adversárias. Ninguém mais sabe como eu luto, os meus golpes", avaliou Hayssa, que chegou a pensar em desistir de competir. "Eu estava desanimada, não treinava direito. Mas o Expedito e minha mãe conversaram muito comigo e eu não desistir", completou Hayssa, que nunca deixou de treinar seis vezes por semana, mesmo sem torneios a disputar.

Aliás, no sábado, mesmo sabendo que não iria lutar na categoria Júnior por falta de competidores, Hayssa passou o dia inteiro na área de combates, e de quimono. Saudade difícil de controlar.

Fábio Lima - foto e matéria - (direto do ginásio Castelinho, em São Luís)
fabiolima@cidadeverde.com
Matéria Publicada em 30/03/08, 12:24
FONTE (photo include): Cidadeverde.com - Teresina,PI,Brazil

Nenhum comentário:

Postar um comentário