quinta-feira, março 20, 2008

Morreu Sir Arthur C. Clarke aos 90 anos


Desapareceu um dos mestres da ficção científica
Morreu Sir Arthur C. Clarke aos 90 anos
2008-03-19 18:11:06

Colombo - O escritor britânico de ficção científica Arthur C. Clarke, autor do conto que deu origem ao filme 2001: Uma Odisséia no Espaço, morreu nesta terça-feira, aos 90 anos, na sua casa no Sri Lanka.
Segundo o seu secretário pessoal, Sir Arthur C. Clarke, nascido a 16 de Dezembro de 1917, morreu devido a problemas cardiorrespiratórios, na sua casa em Colombo, capital do Sri Lanka onde será enterrado.

Arthur C. Clarke nasceu no sudoeste de Inglaterra, em Minehead, no condado de Somerset, no dia 16 de Dezembro de 1917, no seio duma família de agricultores, Clarke estudou em escolas locais até se alistar na Força Aérea Britânica, durante a II Guerra Mundial.

O escritor trabalhou na área de desenvolvimento de radares, altura em que previu que seria possível colocar satélites numa órbita geoestacionária - a pouco mais de 35 mil quilómetros de altitude a partir da superfície da Terra –, que permitiriam a comunicação em torno do globo terrestre através de sinais electrónicos.

Durante a sua carreira, Clarke publicou mais de cem livros, que venderam milhões de cópias, em 1968, o seu conto A Sentinela foi transformado no filme «2001: Uma Odisséia no Espaço», dirigido por Stanley Kubrick.

Nos anos 40, Clarke previu a chegada do homem à Lua, por volta do ano 2000, uma ideia considerada absurda na época, «Ele estava à frente do seu tempo de tantas maneiras», disse o astrónomo britânico Sir Patrick Moore, amigo de Clarke desde a adolescência, citado pela BBC.

«Um grande escritor de ficção científica, um óptimo cientista, um grande profeta e um amigo muito querido. Estou muito, muito triste com a sua partida», afirmou.

Arthur C. Clarke refugiou-se no Sri Lanka em 1956, depois de um casamento fracassado, e vivia com o seu parceiro de negócios e a sua família.

Nos últimos anos, Clarke vivia confinado a uma cadeira de rodas em decorrência da síndrome pós-pólio, e, morreu hoje com 90 anos em sua casa, em Colombo.
(c) PNN Portuguese News Network
FONTE (photo include): Jornal Digital - Braga,Portugal

Nenhum comentário:

Postar um comentário