sábado, março 29, 2008

Judocas já estão em São Luís; Regional II começa neste sábado


Judocas já estão em São Luís; Regional II começa neste sábado

Atletas iniciam busca por vagas no Campeonato Brasileiro. Estado quer reaver hegemonia na região.

O Cidadeverde.com acompanha neste sábado e domingo, direto de São Luís/MA, o Campeonato Brasileiro Região II de Judô, que envolve atletas do Piauí, Maranhão, Ceará, Pará e Amapá, em busca de vagas nos campeonatos brasileiros, do Infanto-juvenil ao Sênior. Para os piauienses, será a primeira seletiva do Campeonato Brasileiro Sênior, que será realizado em Teresina no mês de outubro, com transmissão ao vivo da TV Cidade Verde. Para o Estado, vale a retomada de direito daquilo que já é fato: a hegemonia na região.

No ano passado, também em São Luís, o Piauí ficou atrás do Maranhão no quadro geral de medalhas por dois ouros de diferença. Pratas inesperadas de piauienses e a presença de poucos atletas em algumas categorias beneficiaram os donos da casa. Na prática, tanto piauienses como maranhenses tiveram desempenho geral abaixo do esperado nos campeonatos brasileiros, mas ainda foram do Piauí os melhores resultados da região, nacional e internacionalmente.

Além do desafio no quadro de medalhas, o Piauí tentará se superar as mudanças em várias categorias. A delegação viaja sem cinco titulares da seleção piauiense sênior do ano passado. Sarah Menezes (até 48kg) treina com a seleção olímpica no Japão. Os outros quatro nomes se mudaram para a Bahia: Reigiane Silva (até 52kg), Dyego Brito (até 60kg), Benito Mussolini Neto (até 66kg) e Leonardo Miranda (até 73kg).

Para compensar as perdas, o Piauí viajou na manhã desta sexta-feira (28) para o Maranhão com dois nomes de peso que voltam aos tatames. Aline Coutinho (até 52kg) compete pela primeira vez depois de se contundir no final de 2006. Já Hayssa Ewellin (até 78kg) volta aos tatames após cumprir suspensão de dois anos por dopping. Em um Sul-Americano, foi detectada a presença de substância proibida encontrada em laxante, que a atleta negou à época ter usado.

As esperanças também se concentram em novos valores das categorias Juvenil e Júnior, que tiveram quase 70% de aproveitamento na seletiva do Sul-Americano, e viajam para o Uruguai nas próximas duas semanas. A exceção da regra negativa nos campeonatos brasileiros do ano passado também promete. A equipe Infanto-Juvenil do Piauí comparece em peso no torneio em busca de mais medalhas.

Fábio Lima

FONTE (photo include): Cidadeverde.com - Teresina,PI,Brazil

Nenhum comentário:

Postar um comentário