quarta-feira, março 19, 2008

Judo: Rui Rosa admite "mossa" com lesão de Telma Monteiro mas quer mais um lugar olímpico


Campeonatos da Europa da modalidade em Abril em Lisboa
Judo: Rui Rosa admite "mossa" com lesão de Telma Monteiro mas quer mais um lugar olímpico
19.03.2008 - 16h46
Lusa
O seleccionador português de judo feminino, Rui Rosa, admitiu hoje que a lesão de Telma Monteiro "faz mossa" na equipa lusa para os campeonatos da Europa da modalidade, apesar de ambicionar novo lugar olímpico.

"A lesão de uma atleta como a Telma Monteiro (-52 kg) faz sempre mossa numa grande selecção, quanto mais na nossa", reconheceu Rui Rosa, em declarações à Agência Lusa, durante o estágio de preparação para os Europeus da modalidade, em Rio Maior, realçando a vontade de que Ana Hormigo (-48 kg) assegure a qualificação para Pequim.

"Com uma prova só, nós queremos garantir a Ana Hormigo no campeonato da Europa e, seria a cereja no topo do bolo, conseguir mais alguma atleta através do europeu", salientou o seleccionador, antevendo uma "competição muito forte, mais difícil que um campeonato do Mundo".

A Federação Portuguesa de Judo previa conceder cerca de duas semanas de repouso aos atletas presentes nos campeonatos da Europa, seguindo-se um estágio no Brasil, vários estágios internos, algumas provas e a partida para a adaptação ao fuso horário e ao clima.

"No caso da Telma vamos modificar algumas coisas", disse à Lusa Rui Rosa, ponderando que a judoca "retome os treinos no final das quatro semanas previstas de paragem", sem o previsto período de repouso.

"Não é uma lesão grave, mas, a seis meses dos Jogos Olímpicos, tem de se ter atenção para que não haja uma recaída a seguir à recuperação", advertiu Rui Rosa, reconhecendo que "a interrupção de quatro semanas, depois quatro anos de trabalho, não é favorável".

Também o Director Técnico Nacional, Luís Monteiro, lamentou hoje a ausência do "maior peso-pesado" do judo português - Telma Monteiro - dos campeonatos da Europa de judo, que vão realizar-se no Pavilhão Atlântico, em Lisboa, entre 11 e 13 de Abril, e, eventualmente, a de Pedro Dias, também a recuperar de uma lesão.

"Não há mais ninguém com dois títulos europeus, já foi inédito o facto de a Telma (Monteiro) ter vencido o bicampeonato em 2007. Assim, a festa fica incompleta, vai faltar qualquer coisa, no caso a Telma", sublinhou.

Segundo Luís Monteiro, apesar da ausência da bicampeã europeia e vice-campeã mundial, por lesão, João Pina (-73 kg) e João Neto (-81 kg), que "detêm uma posição confortável no ranking e presença quase garantida nos Jogos", podem ambicionar um lugar no pódio lisboeta. "Ambos podem ser candidatos a uma medalha, o João Pina ganhou recentemente a Taça do Mundo de judo de Praga", destacou à Lusa o DTN, acrescentando que "também o João Neto poderá fazer uma boa prestação".

No sector feminino, além da olímpica Telma Monteiro, o DTN admitiu a possibilidade de novas qualificações para Pequim, na última prova que possibilita o apuramento. "A Ana Hormigo é a que está melhor colocada. Está entre as cinco melhores da Europa. Já a Ana Cachola (-70 kg) e a Yahima Ramirez (-78kg) precisam de conquistar uma medalha nos campeonatos da Europa. Não é fácil, mas também não é impossível. Elas têm potencial, precisam de competir com determinação e vontade", frisou Luís Monteiro.

A judoca Ana Hormigo frisou querer "defender" a quinta posição europeia, salientando a necessidade de "manter a concentração e treinar bem", para "aproveitar a vantagem de lutar em casa".

Também Ana Cachola expressou a vontade de "fazer tudo para alcançar" a qualificação olímpica, até porque: "Se conseguir uma final (nos campeonatos da Europa), quase de certeza vou aos jogos, é esse o meu objectivo".

FONTE (photo include): Público.pt - Lisboa,Lisboa,Portugal


Nenhum comentário:

Postar um comentário