quarta-feira, março 26, 2008

Fez, no Marrocos, é eleita capital mediterrânea da filosofia

FEZ

600 x 450 - 75k - jpg

en.idec2005.org
***************************************************************


25/03/2008 - 13h27
Fez, no Marrocos, é eleita capital mediterrânea da filosofia




da Efe, em Rabat




A antiga cidade imperial marroquina de Fez, que comemorará em abril os 1.200 anos de sua fundação, foi declarada capital mediterrânea da filosofia em 2008.
Os especialistas, reunidos na cidade para o 7º Encontro Internacional Primavera da Filosofia, aprovaram uma declaração na qual nomeiam a região capital mediterrânea da filosofia durante este ano, por ser Fez um espaço de diálogo entre civilizações e culturas.
A declaração foi aprovada por um grupo de pesquisadores procedentes de Alemanha, Bulgária, Egito, Espanha, França, Itália, Jordânia, Marrocos, Tunísia e Síria.
Outra das razões para a escolha de Fez como capital mediterrânea da filosofia em 2008 é o fato de que nela se encontra uma das universidades mais antigas do mundo, a de Al Karaouine.
Durante este ano, serão realizadas na localidade conferências sobre diversos aspectos da filosofia e encontros culturais.
Os participantes do 7º Encontro Internacional lembraram que "a filosofia teve, durante séculos, um lugar fundamental no imaginário mediterrâneo".




FONTE: Folha Online - São Paulo,SP,Brazil

http://www1.folha.uol.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário