quinta-feira, março 27, 2008

Estudando a Língua com inovação, prazer e crítica


Estudando a Língua com inovação, prazer e crítica

Como forma de homenagear grandes autores mundiais e locais, o Centro de Aperfeiçoamento de Língua e Linguagem (Call) deu a cada uma de suas salas de aula nomes de autores potiguares e internacionais renomados. Personalidades como Luís da Câmara Cascudo, Nísia Floresta, Auta de Souza, Henrique Castriciano, Zila Mamede, bem como William Shakespeare, Emily Dickinson, William Blake e Pablo Neruda são os mestres que serão lembrados diariamente por alunos e professores.

Para justificar a iniciativa, um dos diretores da instituição, Rosemberg Ramalho, acredita que, para o estudo da língua, é importante uma interação com a cultura local e geral. "Acreditamos no estudo da Língua em que haja uma aproximação do aluno com a sua realidade. Por isso, a sua cultura e os seus valores devem ser discutidos e respeitados", ressaltou.

Além da sala de aula

E para atrair ainda mais o máximo de interesse dos alunos, o Call desenvolve também interessantes atividades extraclasse, com destaque para saraus poéticos - com participação dos jovens, visitas a prédios históricos de Natal, seminários sobre literatura, visitas a ambientes desfavorecidos socialmente e atividades práticas para elaboração de gêneros textuais, como cartão-postal, fotografias, legendas, documentários e entrevistas. O próximo autor a ter a sua obra explorada será Chico Buarque de Hollanda.

Fundado em 1999, o Call vem trilhando um caminho de sucesso ao longo de sua existência. Surgiu com apenas três salas de aulas e 60 alunos e, hoje, conta, em sua sede própria, no bairro de Lagoa Nova, com cerca de 1,6 mil alunos matriculados nas turmas de português para o vestibular, português institucional, Call fundamental, inglês para o vestibular e curso regular de inglês.

FONTE (photo include): Diário de Natal - Natal,RN,Brazil

Nenhum comentário:

Postar um comentário