segunda-feira, março 31, 2008

Badaladinho de Assis - Parte I

Weary
Kaushik Chatterjee
view image critique photo view portfolio (532 images)
*************************************************************
Crônicas de Improviso
Erivelto Oliveira Sales *

Publicado: Terça-feira, 18 de março de 2008

Badaladinho de Assis - Parte I

Há seis anos o Mainardi escreveu uma crônica chamada Chega de Drummond. Era o ano do centenário de nascimento do poeta gauche. Itabira estava por todos os lados. Eram pedras demais no caminho do Mainardi. Ele resolveu curar a ressaca lendo João Cabral, para se livrar da pieguice de Drummond. Não sei o que pensa o Mainardi sobre o Ano do Machado. Sei o que penso eu.

Este ano comemora-se o centenário de morte do maior expoente de todos os tempos da literatura nacional (1839 – 1908). Isso é o que dizem, mas não é o que penso. O fato é que no decorrer de 2008 teremos uma infindável overdose sobre o Bruxo do Cosme Velho. Não confundir esse bruxo com o outro, também presente na ABL. Sim, o Paul Rabbit. Bruxo, sim, mas genérico.

Publicada no Diário Oficial da União, a lei n° 11.522, que assinala 2008 como o Ano Nacional Machado de Assis, foi assinada pelo presidente do seu país, que não deve fazer idéia alguma de quem seja o tal Badaladinho de Assis. É sabido que Sir Lula nunca gostou de ler. O que não é nenhuma surpresa. Quem é que gosta de ler neste Brasilzão com exceção de uma meia dúzia deslocada, sem nexo e fora de si? Estou falando de leituras sérias, e não de listas de livros x, y, z empurrados goelinhas abaixo por revistonas ambíguas.

As atividades sobre o Badaladinho de Assis para este ano vão desde um colóquio na USP; passa por uma exposição sobre suas obras na 27ª Feira do Livro de Santiago, no Chile; inclui a Festa Literária Internacional de Parati, a Flip, que acontecerá de 2 a 6 de julho, sendo ele o persona mui grata, claro; até um congresso sediado na Universidade de Yale, na terra do Buxi, onde o Bruxinho será o badalado. Ou homenageado, dependendo do ângulo que se vê.

Repare aí que a tal Universidade é a que o senhor Harold Bloom dá aulas desde a década de 50. O badalado crítico literário escreveu o livro Gênio, listando cem autores que ele considera como tais. Sim, está lá o Badaladinho de Assis, o único brasileiro. Aí, lendo uma entrevista do Bloom em que ele alfineta o bruxinho HP, encontro duas coisas curiosas: que Bloom estava à procura de um grande poeta brasileiro vivo, mas que ainda não havia encontrado um sequer. A entrevista é de fevereiro de 2003. E o Augusto de Campos? E o escovador de palavras, Manoel de Barros? E, waaal, a essa época o babélico Haroldo de Campos era vivo! A outra? Perguntado sobre Guimarães Rosa, o crítico disse já ter ouvido falar (sic), mas que receava não ter tempo para lê-lo (!).

O que mais me irrita nisso tudo é esse negócio de datas comemorativas. Sobretudo as que arredondam para um centenário. Poxa!, é preciso esperar chegar cem anos para homenagear alguém ou algum acontecimento relevante? É a mesma presepada com essa patota de dia dos namorados, dia das mães, dos pais, da mulher, do coelhinho da lacta, do Mau Velhinho, da sogra, de não sei o quê. Eu não preciso esperar uma data imposta pelo setor econômico para presentear alguém a quem admiro. O pior é que se você não dá um presente é tachado de anti-comemorativo. E se você faz um agrado fora de época é porque a consciência está pesando dez toneladas.

Na próxima crônica vamos conversar sobre diversos eventos comemorativos arrendodados. Já que a ordem é essa, prepare-se para festejar desde o centenário de nascimento de Guimarães Rosa (1908 – 1967), os 400 anos do nascimento do Padre Antônio Vieira, o centenário da imigração sushi no Brasil até os 200 anos da chegada da família surreal fugidinha de Portugal et cetera.
* Graduado em Letras, Cronista Intertextual e Mineiro de Três Corações.

Últimos Artigos Publicados

FONTE: Itu.com.br - Itu,Brazil - http://itu.com.br/

4 comentários:

  1. Anônimo3:04 PM

    L i n k s & S i t e s
    Seleção dos melhores Sites do Brasil!
    http://www.lksites.com

    Parabéns pelo seu Blog!!!

    Você está fazendo parte da maior e melhor
    seleção de Sites do País!!! - Só Sites Premiados -
    Selecionado pela nossa equipe, você está agora entre
    os melhores e mais prestigiados Sites do Brasil!

    O seu link encontra-se no item:
    " CANAL 3 " => Blog = Letra J

    http://www.lksites.com/blog

    - Os links encontram-se rigorosamente
    em ordem alfabética -

    Pegue nosso selo em:
    http://www.lksites.com/selo

    * Aproveite e insira também nossa "Janelinha" no seu Site.
    Veja como => http://www.lksites.com/janelinha/janelinha.shtml

    Seus visitantes irão adorar!!!

    Um abraço,
    Dário Dutra
    - Webmaster -

    http://www.lksites.com/
    ....................................................................

    ResponderExcluir
  2. Anônimo3:03 AM

    It's something very wrong cell phone about jamming a phone in a hotel room in case &#959f a digitizer may be the only form of information input.

    Feel free to surf to my blog :: dien thoai

    ResponderExcluir
  3. Anônimo4:00 AM

    As for cell ρhone Strаuss, AT&T aге usually offered οn future mobilе phone loоkups &#1072n&#1281
    othеr kinds of ρersonal infοrmation reports.


    my blog dien thoai

    ResponderExcluir
  4. Anônimo8:57 AM

    From the late 90's to early 2000's, it used to pertain to Digital8, Hi8 and Mini - DV cameras (as
    compared to the obsolete Video8 cameras before
    them) which were all tape-based camera equipment providing
    standard definition (SD) videos. I set it took some pictures and figured that
    was that. The so called "Autonomous Real-time Ground Ubiquitous Surveillance - Imaging System" (ARGUS-IS) is
    described as one of the highest-resolution surveillance systems in the world.


    Here is my web blog: may anh

    ResponderExcluir