terça-feira, fevereiro 19, 2008

Tiago Camilo com vaga praticamente certa para Pequim

image in www.itt.com

Outros
Tiago Camilo com vaga praticamente certa para Pequim
18/02/2008 - 19:18:41 - por FS - AI Sogipa

Tiago Camilo nunca esteve tão perto de Pequim quanto agora. O atleta da Sogipa, campeão do mundo e eleito melhor judoca do planeta em 2007, só espera a confirmação de seu nome pela Confederação Brasileira de Judô (CBJ) para comemorar a sua vaga nos Jogos Olímpicos deste ano.

Isso porque Flávio Canto não foi bem nas Copas do Mundo de Paris e Leonding e, mesmo que o sogipano perca todas as lutas na Europa, ficará à frente de seu adversário nos critérios de classificação da CBJ.

Para ser confirmado na China, o judoca deveria ser campeão dos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro e ficar entre os três melhores no Campeonato Mundial, que aconteceu também no Rio, em setembro. Tiago Camilo foi campeão nas duas competições. De forma impressionante, ele ganhou todas as lutas dos dois torneios por ippon – o golpe perfeito do judô.

Entretanto, no Pan, lutou na categoria -90kg e no Mundial na sua original: -81kg. Este entrave impossibilitava a confirmação do nome do sogipano. Logo, abriu-se a disputa entre ele e Flavio Canto para ser o representante brasileiro em Pequim.

As Copas do Mundo na Europa servem para definir a Seleção Brasileira nos Jogos – apenas João Derly e Érika Miranda já estavam confirmados. Os atletas do País foram divididos em dois grupos.

Flávio Canto, que estava no primeiro, disputou a Supercopa do Mundo de Paris e a Copa do Mundo de Leonding, nas duas últimas semanas. Em ambas, foi derrotado ainda na primeira luta. Com isso, mesmo que Tiago Camilo perca todas as suas disputas na Europa, ainda ficaria na frente de Canto, já que a CBJ considera o resultado do Mundial, em caso de empate.

“Nunca desviei minha atenção do foco principal, que é uma medalha em Pequim. Continuei treinando sério todos os dias, confiando que a vaga nas Olimpíadas seria minha por tudo que fiz no ano passado”, afirmou.

Camilo corre atrás de sua segunda medalha nos Jogos. A primeira foi em Sydney/2000, quando ficou com a prata. Naquela época, ele tinha apenas 17 anos e tornou-se o judoca brasileiro mais jovem a conquistar a subir no pódio.

Tiago Camilo, juntamente com a outra sogipana, Mayra Aguiar, embarca no dia 20 de fevereiro para a Europa, onde lutará na Supercopa do Mundo de Hamburgo e a Copa do Mundo de Praga.

A CBJ deve anunciar oficialmente o nome dos 14 representantes brasileiros em Pequim no próximo mês.

FONTE: Final Sports - Porto Alegre,Brazil

Nenhum comentário:

Postar um comentário