domingo, fevereiro 24, 2008

Artêmio faz do judô opção para inclusão nos bairros


24/2/2008
Artêmio faz do judô opção para inclusão nos bairros
Tetracampeão mundial e professor lidera dez projetos sociais em Bauru
Da Agência BOM DIA

Ele fala do esporte com entusiasmo. Não é para menos: passou 39 dos 50 anos de vida em meio à ippons, waza-aris yukos e kokas, os principais golpe do judô.

O bauruense Artêmio Caetano Filho, 50 anos, separado, pai de quatro filhas e um filho, ainda se lembra bem quando pisou no tatame pela primeira vez. “Tinha uns 11 anos e comecei a freqüentar o Sesi. Além do judô, jogava futebol de salão, vôlei, basquete e também praticava natação”, conta.

O judô conquistou o garoto. “Além do esporte em si, acho que fui fascinado pela disciplina”, conta. E a paixão de garoto virou profissão.

Ele vive exclusivamente do esporte. Além de competições, Artêmio é professor de judô em um colégio particular e numa academia. Ele também é funcionário da Semel (Secretaria Municipal de Esporte e Lazer).

E ainda arruma tempo para coordenar 10 projetos sociais idealizados e mantidos por ele, com apoio de parceiros, em bairros da periferia, onde o judô é principal ferramenta de inclusão.

“O judô é um esporte completo. Além de melhorar aptidão física e reflexos, forma cidadãos por conta da filosofia que ensina”, diz Artêmio. Ele enumera, por exemplo, a valorização da ética e de pequenos gestos respeitosos, como o cumprimento de cabeça e o leve curvar do corpo. “Como o judô é esporte de contato, ensinamos a importância da higiene e limpeza do corpo, que é sinal de respeito com si próprio e com o adversário”, ensina Artêmio.

Para mudança de graduação, além do desempenho nos tatames, os professores dos projetos, todos alunos de Artêmio, levam em consideração outros fatores. “Nós enviamos questionários aos pais, que informam sobre a conduta dos filhos. Também levamos em conta boas notas na escola”, revela.

Artêmio é formado em educação física e em desenho industrial pela Unesp em Bauru – mas abandonou essa carreira por causa do judô.

Tanta dedicação não foi em vão. Ao longo da carreira, já são mais de quinhentas medalhas e 300 troféus. Artêmio ostenta quatro títulos mundiais na categoria master (para atletas acima de 31 anos).

Ele trabalha pelo menos 12 horas ao dia. E, para relaxar, gosta de curtir momentos ao lado das filhas. Jogar futebol e também “tomar uma cervejinha, porque ninguém é de ferro”, brinca.

Uma das coisas que ele mais gosta em Bauru é da amizade e cordialidade do povo. “Sinto falta disso quando estou no exterior”, revela.

A decepção parcial com Bauru também está na ponta da língua. “As últimas administrações foram caóticas. E não deram ao esporte a atenção que ele merece”, critica.

Para Artêmio, a situação precisa mudar. E, para tanto, pretende atuar em outras frentes – ele é pré-candidato a vereador.

FONTE (photo include): Bom Dia Bauru - Brazil

Nenhum comentário:

Postar um comentário