domingo, novembro 04, 2007

Alunas da rede municipal são premiadas em concurso internacional de poesia


Alunas da rede municipal são premiadas em concurso internacional de poesia
:: 02/11/2007

Quatro alunas da Escola Municipal Nadir Veiga Castanheira (Três Córregos) foram premiados nas categorias infantil e juvenil, com excelentes classificações, na primeira edição do Concurso de Poesia Gioconda Labecca, promovido pela organização não-governamental mineira Sebo Cultural.
Janine Simões Monteiro e Cassiane Fonseca, do 7o ano do Ensino Fundamental, obtiveram respectivamente o primeiro e o segundo lugares da categoria infantil (até 12 anos), com as poesias "Bordado de lembranças" e "Doze anos atrás". Na categoria juvenil (13 a 17 anos), Thainá Ramos dos Santos e Gisele da Rosa Pacheco, do 8o ano, levaram o segundo e o terceiro lugares com "Pontinhos" e "Vida em família". As poesias serão publicadas em coletânea do concurso a ser lançada em breve.
O concurso reuniu 439 trabalhos originários de Portugal, Estados Unidos, França, e todos os estados brasileiros, que foram avaliados pela correção de linguagem, beleza das imagens poéticas e originalidade no tratamento do tema.
Os professores de Português Carlos Brunno Silva Barbosa e Rosângela Alves de Castro começaram a trabalhar produção de poesias com seus alunos para o festival promovido pela Secretaria Municipal de Educação, realizado em maio. A iniciativa foi bem recebida pelos alunos, e os professores começaram a desenvolver o Projeto Fábrica de Poemas.
O professor Carlos Brunno Silva Barbosa, que além de coordenador de Português da escola é também poeta, acreditava no potencial das alunas, mas ficou surpreso com o resultado. "As poesias são de alta qualidade, mas como se trata de um concurso internacional preferimos não alimentar grandes esperanças. Esse resultado recompensa o nosso trabalho e nos enche de orgulho pelo sucesso das meninas", comemora. A professora Rosângela Alves de Castro concorda com o colega. "É o resultado de um trabalho sério. A poesia é um dom, mas que deve ser descoberto, estimulado e aprimorado pela leitura e escrita. E foi isso que nós fizemos", avalia.
As alunas ainda saboreiam a conquista. "Eu não sabia que era um concurso internacional, foi a maior surpresa", conta Janine Simões Monteiro. "Nós começamos a escrever para o festival que a Secretaria de Educação organizou, e depois continuamos. Aí o professor Carlos Brunno mandou nossas poesias para esse concurso, e o resultado foi esse", explica Thainá Ramos dos Santos.
"Elas estão muito populares nas turmas", conta a diretora da escola, professora Flávia Gomes Maia Féo. "E não é só a auto-estima delas e dos colegas que está alta, os professores também se sentem recompensados e motivados a prosseguir com seu trabalho. Essa conquista é muito importante. Primeiro porque se trata de alunas de uma escola pública e, ainda por cima, de área rural, onde as dificuldades, para muitos alunos, começam por conseguir chegar no colégio. E segundo, porque não somos nós, das escola, ou da rede municipal, que dizemos que o nosso trabalho é bom. A qualidade foi reconhecida por uma comissão julgadora de um concurso internacional, e esse fato fala por si só", constata a diretora.
"Janine, Cassiane, Thainá e Gisele podem se orgulhar da conquista que obtiveram, e nós nos orgulhamos delas e dos professores Carlos Brunno e Rosângela que, como o apoio da diretora Flávia, identificaram e lapidaram esses talentos. Isso é educação pública municipal de qualidade", parabeniza a secretária de Educação de Teresópolis, professora Maria do Rosário Grandini Carneiro. "Não há mágica em educação. É necessário um bom projeto pedagógico, instalações bem equipadas, um corpo docente qualificado e motivado e o envolvimento das famílias e da sociedade. Essa é a concepção da política educacional do prefeito Roberto Petto, e as provas do acerto dessa política são amplamente reconhecidos por todos", avalia Maria do Rosário.

FONTE: Teresópolis Jornal - Teresópolis,RJ,Brazil

Nenhum comentário:

Postar um comentário