quinta-feira, outubro 04, 2007

JUDÔ DE MINAS GERAIS EM DESTAQUE NAS OLIMPÍADAS ESCOLARES 2007


JUDÔ DE MINAS GERAIS EM DESTAQUE NAS OLIMPÍADAS ESCOLARES 2007
30.09.2007 :: 13h33

POÇOS DE CALDAS - As disputas de judô das Olimpíadas Escolares 2007, para atletas de 12 a 14 anos, geraram belos duelos no Ginásio Country Club, em Poços de Caldas (MG). Um dos destaques nos dois primeiros dias de competição nos tatames foi a delegação da casa, Minas Gerais, com uma medalha de ouro, uma de prata e uma de bronze. Talentosa e dedicada, Bárbara Carvalho, medalha de ouro na competição feminina da categoria -58kg, dividiu com o pai, incentivador e árbitro de judô, o resultado na maior competição esportiva escolar do país. A competição de judô termina neste domingo, dia 30, com a presença do campeão mundial Tiago Camilo, medalha de ouro no Rio 2007, no ginásio.
O técnico mineiro, Lucas Reis, está muito satisfeito com a campanha inédita realizada por Minas. Segundo Lucas, a equipe é composta por atletas de todas as regiões e isso mostra a força do estado. Sua atleta Bárbara Carvalho, que imobilizou sua adversária Valesca Santos (PB) mostrou superioridade durante o combate e levou o ouro.
Bárbara é a veterana da equipe de Minas. A atleta do Minas Tênis Clube treina há dez anos, por influência do seu tio Eüler Barbosa, que já foi campeão da modalidade. Treinando quatro horas por dia, Bárbara ganhou uma bolsa no colégio. "Se não praticasse judô, seria uma pessoa sedentária e ficaria gorda. O esporte me auxilia em vários aspectos. Aprendi a perder, pois você perde várias coisas durante a vida", declarou a jovem, que é campeã brasileira regional, tetracampeã mineira e bicampeã da Copa Minas. "Fazendo judô as pessoas aprendem a ter mais disciplina e isso é a base de tudo, as pessoas ganham mais consciência", completou Bárbara, que é filha de um árbitro judoca, Esley Carvalho.
Esley, pai de Bárbara também conseguiu resultados expressivos na carreira, como a terceira colocação no Campeonato Mundial para Deficientes Visuais, em 2001. O árbitro já dedica 36 anos ao judô, que treina periodicamente, mesmo com a acentuada miopia e o astigmatismo.
Os problemas na visão não impedem que ele observe, sentado na área dos árbitros, cada golpe de sua filha Bárbara. Em vários momentos Esley tem que segurar a emoção e manter uma atitude condizente com a conduta de um árbitro. Bárbara e Esley só comemoraram o resultado da judoca bem após o juiz central declará-la campeã. Esley teve que conter a alegria, e só comemorou com a filha após o encerramento das outras lutas. Outra campeã de fair-play nas Olimpíadas Escolares foi Susiene Santos também de Minas Gerais. Mesmo com a quinta colocação na categoria -48kg, a judoca ficou feliz por ter participado. Filha de família carente, moradora de Ribeirão das Neves (MG), Susiene fica a semana toda no internato e visita sua mãe só nos fins de semana. "O judô para mim é mais um incentivo para viver, me ensina a estudar, amar as pessoas, e respeitar todos", completou Susiane, que tem o título campeã mineira, conquistado em Itajubá. Piauí - Antônio Fabrício (PI), medalha de ouro na categoria -48kg, já havia sido campeão nas Olimpíadas Escolares 2006 e no Sul Americano 2006. Vindo de um projeto social de Teresina, o jovem de 14 anos é tetracampeão estadual e sonha com o título mundial. Antônio pratica judô durante seis horas diárias. E treina natação por uma hora. Com a vitória nas Olimpíadas Escolares 2007 credenciou-se para representar o Brasil nos Jogos Escolares Sul-americanos, no Chile.
As Olimpíadas Escolares 2007 são realizadas em uma parceria do Comitê Olímpico Brasileiro, Ministério do Esporte e das Organizações Globo com apoio da Prefeitura Municipal de Poços de Caldas e do Governo do Estado de Minas Gerais.
FONTE: Comitê Olímpico Brasileiro - Brazil

Nenhum comentário:

Postar um comentário