segunda-feira, setembro 17, 2007

JUDÔ BRASILEIRO GARANTE CINCO VAGAS NOS JOGOS OLÍMPICOS DE PEQUIM

JUDÔ BRASILEIRO GARANTE CINCO VAGAS NOS JOGOS OLÍMPICOS DE PEQUIM
17.09.2007 :: 13h01
RIO DE JANEIRO - Graças excelente desempenho no 25º Mundial de Judô, disputado na Arena Olímpica do Rio, o Brasil assegurou cinco vagas no torneio da modalidade nos Jogos Olímpicos de Pequim-2008. O país tem presença garantida nas categorias meio-leve (masculino e feminino), meio-médio, meio-pesado e pesado.
No sábado, dia 15, João Derly e Érika Miranda alcançaram as semifinais da categoria meio-leve e garantiram vaga para o país em Pequim. Derly foi além e conquistou o bicampeonato mundial, feito inédito para um judoca brasileiro. Érika ficou em quinto lugar.
Pelos critérios estabelecidos pela Confederação Brasileira de Judô (CBJ), Derly e Érika estão garantidos em Pequim. Segundo a CBJ, o atleta da categoria masculina que fosse campeão dos Jogos Pan-Americanos e finalista do Mundial garantiria presença nos Jogos Olímpicos. No feminino, a lutadora que fosse medalhista no Pan e ficasse até a quinta colocação no Mundial estaria confirmada na delegação. A judoca foi prata no RIO 2007.
No dia anterior, Tiago Camilo venceu sete lutas seguidas na categoria meio-médio (até 81 kg), conquistou a medalha de ouro e conseguiu a classificação do país para o torneio olímpico. As duas primeiras vagas olímpicas saíram quinta-feira, dia 13, nas categorias meio-pesado e pesado masculinos. Na primeira, Luciano Corrêa ganhou a medalha de ouro, se tornando o segundo brasileiro campeão mundial de judô (o primeiro foi João Derly, em 2005). Na disputa entre os pesados, João Gabriel Schillitler conquistou a medalha de bronze. Os atletas que vão representar o país nas três categorias em Pequim-2008 serão definidos conforme resultados em torneios internacionais e em uma seletiva nacional.
Com os resultados no Mundial de Judô-2007, o Brasil já conta com 108 atletas, de 12 modalidades, classificados para Pequim-2008. Além do judô, as modalidades qualificadas são: ginástica artística (equipe feminina e um ginasta masculino), futebol (masculino), handebol (masculino e feminino), hipismo (adestramento, CCE e saltos), natação, saltos ornamentais (masculino), pentatlo moderno (feminino), tiro esportivo e vela.
FONTE: Comitê Olímpico Brasileiro - Brazil

Nenhum comentário:

Postar um comentário