terça-feira, janeiro 02, 2007

NASCEU A ERA TELMA MONTEIRO


CAMPEÃO EUROPEIA CONCENTROU AS ATENÇÕES EM 2006
NASCEU A ERA TELMA MONTEIRO
Telma Monteiro. Este foi o nome que mais vezes esteve na boca dos portugueses em 2006 quando o tema de conversa foi judo. A judoca esteve em grande, mas teve a concorrência saudável de Ana Cachola e Pedro Dias, no ano em que Andreia Cavalleri somou mais dois títulos nacionais.
José Luís Ferreira
jose.ferreira@onortedesportivo.com
No mesmo ano em que Portugal assistiu à retirada de Nuno Delgado - considerado como o melhor judoca português de sempre – dos tapetes nacionais e internacionais, o País assistiu ao nascimento de uma nova estrela. Um neo-astro que promete cintilar, e muito, nos próximos tempos e trazer para o nosso País alguns quilos de medalhas. Referimo-nos, claro, a Telma Monteiro, a judoca lusa que mais dominou as atenções nos últimos 12 meses (e não só). A representante das Construções Norte-Sul sagrou-se campeã europeia (-52kg) em Tampere (Finlândia) e, para que não restassem dúvidas quanto à justiça do feito, eis que Telma repetiu a gracinha, mas nos Europeus de Sub-23, disputados recentemente em Moscovo. Uma prova que também jamais se apagará da memória de Ana Cachola que protagonizou igualmente uma recta final de ano para mais tarde recordar ao conquistar o ceptro europeu na categoria de -71kg.Ainda relativamente a Telma Monteiro, nota para o facto da judoca das Construções Norte/Sul não ter deixado escapar o título nacional na categoria -52kg e para o facto da portuguesa liderar, desde Abril, o ranking mundial.Pedro Dias, o grandeQuanto a Pedro Dias, foi a figura-maior do judo nacional masculino. O atleta do Sport Algés e Dafundo obteve um espectacular quinto lugar no já aqui citado Europeu da Finlândia e teve entrada directa no Projecto Olímpico de Pequim, tendo sido incluído no nível 3. Mas este não foi o único grande resultado conseguido por Dias durante 2006, porque o judoca gravou a prata o seu nome nas etapas da Taça do Mundo realizada em Lisboa, Roterdão e Moscovo.Hugo Silva (-81kg) teve também o seu momento de glória ao bater, em Coimbra, na final da Taça Internacional Kiyoshi Kobayashi, o antigo campeão olímpico, o italiano Guiseppe Maddaloni.Por cá, os nacionais de Seniores realizados em Lisboa, em Novembro transacto, deram à luz os campeões nacionais de 2006, que merecem, sem excepção, uma referência, por muito breve que seja. Aqui ficam os nomes e os títulos: Femininos –Ana Hormigo (-48kg), Teresa Mirrado (- 57kg), Andreia Cavalleri (-63kg), Ana Cachola (-70kg). Masculinos – João Cardoso (-60kg), Diogo César (-66kg), Vladimir Oleinic (-73kg), Pedro Godinho (-81kg), Renato Morais (-90 kg), João Taveira (-100kg), e Hugo Ângelo (+100kg).Em Outubro, foi a vez de Pedro Jorge e Andreia Cavalleri – que já havia sido campeã nacional sénior na categoria de -63kg – terem a sua quota-parte de protagonismo ao conquistarem os títulos nacionais absolutos, no Pavilhão Universitário de Lisboa.O Império do JC LisboaNo plano colectivo, o ACM Torres Novas (femininos) e o Colégio Salesianos de Lisboa (masculinos) dominaram o Campeonato Nacional de Equipas Seniores. No entanto, o império do grémio lisboeta estendeu-se por mais dois reinos: o de esperanças e juniores femininos. Já a Casa do Benfica de Santarém surpreendeu ao conquistar o ceptro nacional de juniores masculinos.
Fonte: O Norte desportivo - Perafita, Portugal - http://www.onortedesportivo.com/

6 comentários:

  1. Anônimo10:54 AM

    sem dúvida vê-se poesia em cada movimento e em cada tecnica de judo.È para mim como que uma dança em que cada passo é uma decisão crucial para que as notas sejam certas e seguras.
    Não posso deixar de agradecer á nossa campeã andreia cavalleri pela maravilhosa presença nacional e internacional . Sem dúvida fabulosa representação deste nosso tão querido país.

    ResponderExcluir
  2. Anônimo5:36 PM

    sAcheu um sako! sério sem ofença! mas é bom par algumas pessoas mas para a minha cabeçã eu não gostei!

    ResponderExcluir
  3. Anônimo5:38 PM

    Amei!!! Eu colocarei no meu novo livro! "Judo, uma Poesia" comprem será lançado em outubro! mas me desculpem não vou me endentificar!

    ResponderExcluir
  4. Anônimo5:39 PM

    Fala de uma pixãO né? sei la eu não li!! hahahahaa vcs são otarios! desculpem!

    ResponderExcluir
  5. Anônimo5:40 PM

    sem dúvida vê-se poesia em cada movimento e em cada tecnica de judo.È para mim como que uma dança em que cada passo é uma decisão crucial para que as notas sejam certas e seguras.
    Não posso deixar de agradecer á nossa campeã andreia cavalleri pela maravilhosa presença nacional e internacional . Sem dúvida fabulosa representação deste nosso tão querido país.

    ResponderExcluir
  6. Anônimo5:40 PM

    O anonimo lá de sima é meu colega de aula me imitou!

    ResponderExcluir