quarta-feira, novembro 01, 2006


29/10/2006 - 12h07
Honorato vence seletiva e mantém sonho de disputar o Rio 2007
Da RedaçãoEm São Paulo

A pré-seletiva realizada neste sábado, em São Paulo, classificou os últimos judocas classificados para a seletiva que vai definir os representantes brasileiros no Pan do Rio de Janeiro. O grande destaque foi o paulista Carlos Honorato.Medalhista olímpico em Sydney-2000, ele estava fora da seleção na categoria médio (até 90kg). Neste sábado, a competição classificou dois atletas para a seletiva. Além de Honorato, Leandro Gonçalves também garantiu vaga.Tiago Camilo, outro medalhista olímpico, já estava classificado entre os meio-médios (até 81 kg), mas estava inscrito entre os médios, mas não conseguiu a vaga."Minhas lutas foram muito mais táticas. Não tenho mais aquele desespero de querer acabar com a luta logo, como fazia antigamente. Isso é uma prova de que aprendi muito durante esse ano todo que fiquei fora da seleção e amadureci", avalia Carlos Honorato, bronze no Pan de Santo Domingo-2003."O saldo desta Pré-Seletiva foi muito positivo para o judô brasileiro como um todo. Vimos atletas bem treinados e motivados lutando até o fim pela vaga", disse o coordenador técnico internacional da Confederação Brasileira de Judô, Ney Wilson.O equilíbrio foi tanto que Luiz Francisco Camilo, campeão nos Jogos Pan-Americanos de Santo Domingo 2003, e irmão de Tiago Camilo, ficou de fora da seletiva final. Ele foi derrotado na melhor de três decisiva por Pedro Guedes por 2 a 1."Fiz de tudo o que pude. Mudei minha vida para ir treinar na Sogipa e me preparar bem para a Seletiva. Tinha o sonho de lutar esse Pan, mas não deu. O Pedro foi merecedor da vitória. Fui campeão do último Pan e agora fiquei de fora", disse Luiz."Ganhar do Camilo não é nada fácil. Mas venho fazendo um trabalho muito forte e passando por várias seletivas para poder continuar disputando uma vaga no Pan", afirmou Pedro Guedes.No feminino, a jovem revelação Mayra Aguiar, de 15 anos, segue conquistando seu espaço no cenário nacional. Depois de ficar com o bronze no Mundial Júnior, realizado há duas semanas, a judoca gaúcha agora é uma das classificadas para brigar por uma vaga no Pan no peso médio."Minhas adversárias são todas mais velhas e mais experientes do que eu e vou para a Seletiva de dezembro sem obrigação de ganhar. Vai ser uma ótima experiência para mim e farei tudo para ficar com a vaga", diz Mayra, companheira do campeão mundial João Derly na Sogipa. Rochelle Nunes, que também foi bronze no Mundial Júnior, conseguiu a vaga no peso-pesado. Já Amanda Oliveira, terceira colocada no meio-médio na mesma competição, não se classificou para a final da Seletiva.No meio-médio, apesar do favoritismo de Érika Moraes e Cristiane Parmigiano, prevaleceu a estrela de Danielle Yuri, do São Caetano."Sabia que elas (Erika e Cristiane) eram favoritas e acho que foi isso que fez com que eu lutasse com mais vontade ainda. Tinha que dar o sangue para vencer. Por um lado estou até um pouco surpresa pelo resultado, mas por outro, sabia que tinha treinado bastante para isso", comenta Danielle.Já a pernambucana Katherine Campos protagonizou um dos finais mais eletrizantes do dia, ao aplicar um ippon sobre Camila Murakami a dois segundos do fim da luta, com a série empatada em 1 a 1."Não esperava ganhar, pois ainda sou júnior. Agora é treinar ainda mais para chegar bem em dezembro. Vou dormir abraçada ao quimono!", diz, com bom humor, a judoca de 18 anos.Além dos nomes definidos na Pré-Seletiva, estão classificados também para a final da Seletiva, em dezembro, os titulares e reservas das equipes sênior e sub-26. No total, cinco atletas por categoria disputarão a vaga no Pan 2007.
Fonte: UOL Esporte - São Paulo, SP, Brazil - http://esporte.uol.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário