domingo, julho 02, 2006

Mascote tenta ser bi no sul-americano de judô


Mascote tenta ser bi no sul-americano de judô
Aposta é no jovem Igor Lobato, 14 anos, que vai para a Argentina
Adriano Barroso
Julho chega trazendo novos desafios para uma das academias que mais cresce no Pará. A academia Mascote se prepara para fazer o seu segundo campeão sul-americano de judô. Dessa vez a aposta é no jovem Igor Lobato, 14 anos, que viajará no próximo dia 19 para a Argentina em busca do sonho do ouro.
'É mais um salto grande que a (academia) Mascote dá, fizemos um campeão sul americano, aliás, o primeiro campeão sul americano do Pará, que foi o Lucas Pinho. Agora estamos batalhando pelo bi campeonato e vamos para ganhar', festejou Cláudio Yanes, técnico da academia.
Em pouco menos de dez anos de funcionamento a academia Mascote já conseguiu firmar o seu nome no cenário esportivo de Belém. Vários atletas criados pela academia já conquistaram títulos importantes no Pará e pelo Brasil afora, o técnico Claudio Yanes já foi por três vezes considerado o melhor. Mas a batalha por títulos não pára. 'O trabalho que a gente faz aqui (na academia) é sério. Pego no pé de meus atletas e treino sábado e domingo quando é preciso. A gente tenta impor uma disciplina e uma consciência de campeão para os meninos que começam por aqui', ressaltou Yanes.
O técnico e seu discípulo acabam de chegar de São Paulo, onde realizaram uma bateria de treinos. 'Ele (Igor) passou 19 dias treinando pesado para subir o seu nível, que já é muito alto. Agora vamos intensificar nossos treinos aqui em Belém para viajar para o sul-americano em ponto de bala', declarou Yanes.
Para fazer o novo campeão, o treinador aumentou a carga de treinamento de Igor. Agora são seis horas diárias dedicados aos fundamentos e a compleição física do judoca. 'É claro que a gente tem que ter cuidado para não estressar demais o Igor, ele ainda está em fase de crescimento. Todo o trabalho está sendo acompanhando por uma equipe de técnicos para que ele (Igor) chegue no auge de sua forma', explicou.
Corrigindo fraqueza
Na avaliação de Yanes, Igor é um judoca de grande futuro. O trabalho que está sendo feito é para corrigir os pontos fracos e fortalecer suas qualidades. 'O Igor, por ser muito alto, tem que melhorar mais no setor das pernas. Percebemos isso na competição passada, que ele quase perde porque o adversário explorava muito as pernas dele. Corrigimos isso. E graças a deus conseguimos superar essa parte. Vamos utilizar uma estratégia de lutar mais agachado para não dar chances dos adversários entrarem nas pernas. Agora, em cima ele é uma fera. Se ele fizer a pegada correta, ele joga o adversário no chão mesmo', finalizou.
Igor Lobato é um atleta considerado de rara competência dentro de sua categoria. Com apenas 14 anos, o judoca tem uma compleição física significativa. Com 1,83cm e pesando 76kg, igor consegue aliar técnica e força para derrubar seus adversários.
'Eu tinha essa competição (Sul-americano) como meta. Me esforcei para me classificar e agora quero o título. Estou trabalhando muito forte para voltar da Argentina com essa medalha no peito', afirmou um confiante Igor.
Vinte dias de treinos
Igor conseguiu a vaga para a competição, em maio no campeonato brasileiro da categoria em João Pessoa-PB. 'O nível era muito forte. Foi um teste e tanto, mas com muito treino consegui meu objetivo', explica.
De volta a Belém após quase vinte dias de treinos intensivos na cidade de Mauá, em São Paulo, o judoca destaca suas novas lições. 'O treinamento de lá é muito forte. Eu já tinha ido ao Centro de Treinamento de Mauá para me preparar para disputar o brasileiro e agora voltei. Estou me preparando com o firme propósito de ser campeão. Eu só penso nisso', declara o jovem atleta.
Com sete anos de dedicação ao judô, Igor Lobato tem em suas estante de troféus vários títulos paraenses e alguns brasileiro, se vencer o sul-americano será o primeiro campeonato internacional do atleta que almeja um dia representar o Brasil em uma olimpíada. 'Todo o atleta sonha com isso. Eu acho que ainda tenho idade para disputar uma olimpíada. Será mais um sonha a se realizar', conta o atleta, que atualmente tem treinado em dois períodos para a competição. 'Vou entrar para lutar pelo título. Tenho expectativa de ser campeão. Os treinos estão forte, mas sei que nunca é o suficiente. A gente tem sempre novas coisas a aprender', finaliza.
Fonte: Amazônia Jornal - Belém, PA, Brazil - http://www.oliberal.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário