Não ter apego aos resultados : Bel Cesar
Esta semana, definimos o calendário das atividades da Sede e do Sítio Vida de Clara Luz: meditações do Budismo Tibetano, aulas de Yoga, Cabala, Astrologia e os Dias de Plantio Coletivo. Sem dúvida, quando definimos espaço e tempo para nossas atividades, sentimos que demos um passo importante para realizá-las. No entanto, a consciência de que imprevistos acontecem nos ajuda a cultivar um estado mental de flexibilidade e soltura. Assim, sofremos menos quando temos que nos adaptar às mudanças de planos que surgem "do nada".
Os Lamas são mestres em nos treinar a manter um estado de abertura diante do inesperado: eles mudam seus planos, geram um caos declarado na vida de quem organiza e participa de suas atividades mas, ao final, quase todos concordam que tudo ocorreu da melhor forma. Isto ocorre porque eles nos incentivam a incluir o autoconhecimento e o desenvolvimento interior nos desafios e frustrações que surgem a cada momento. Não consigo deixar de comentar o quanto isso é trabalhoso e nem sempre agradável. A boa notícia é que, ao lidar com os desafios com abertura e flexibilidade, ganhamos força vital assim que digerimos nossas frustrações. Eu diria que ocorre mais ou menos assim: surge o imprevisto e sentimos uma forte emoção negativa como irritação e ansiedade. Então, respiramos e lembramos que nosso desconforto é devido às nossas próprias expectativas. Respiramos outra vez e nos sentimos um pouco melhor ao passo que reconhecemos nosso desconforto emocional como um processo natural decorrente de nossa resistência em lidar com as mudanças. Somos habituados a não querer fazer esforço. Uma vez que aceitamos incluir o inesperado, começamos a nos sentir revigorados e gradualmente nos abrimos para uma nova postura diante do ocorrido. Pema Chodron, em seu livro The Wisdom of no Escape (Shambhala Edition), escreve um capítulo intitulado Desconforto. Ela diz que Sawang Osel Mukpo Rinpoche contava que seu pai gostava de mudar a disposição dos móveis do quarto dele para ficar mais complicado para ele pegar as coisas de que necessitava. Em vez de arranjar tudo de um jeito que ficasse à mão, ele preferia estar alguns centímetros mais longe dos objetos que precisava pegar. Pois ele sabia que o desconforto podia mantê-lo desperto e atento. O que os Lamas Tibetanos estão nos querendo dizer é: sejam agradáveis ou não as experiências da vida, temos que lidar igualmente com todas elas. Portanto, o melhor é aprendermos a não implicar com os desconfortos que surgem dos imprevistos. O segredo parece estar em lidar diretamente com cada situação sem julgá-la de acordo com as vantagens que ela poderá ou não nos trazer.Durante um congresso sobre a Morte e o Morrer, escutei Guelek Rinpoche dizer: "Temos constantemente medo de não estarmos preparados para lidar com a nossa morte, porque em geral procuramos controlá-la assim como tentamos controlar os eventos de nosso dia-a-dia. Acreditamos que seja possível nos preparar para tudo que está por vir em nossa vida. Estamos sempre buscando controlar os resultados futuros. Mas, como não podemos fazer o mesmo com a nossa própria morte, nos sentimos impotentes diante de sua imprevisibilidade". Por isso, os Lamas nos incentivam a não abandonarmos nossas práticas espirituais, pois são elas que nos mantêm abertos e confiantes para o que der e vier.
Quando acompanhamos uma pessoa no seu processo de morte, muitas vezes mantemos nossas rezas e visualizações de cura mesmo quando a pessoa já está em coma. Nesses momentos, não temos mais como avaliar o resultado de nossas atitudes. Por isso, "não ter apego aos resultados" é uma das regras que sempre busco seguir quando acompanho um paciente em estado terminal. Afinal, o que conta é a nossa intenção. Se ela é clara e positiva, não temos porque duvidar de que fizemos o melhor que podíamos. Muitas vezes na vida, ocorre o mesmo. Agimos de determinada forma e depois ficamos sem saber "no que deu". Só nos resta, então, rever e confiar na pureza de nossas intenções...
Bel Cesar é terapeuta e dedica-se ao atendimento de pacientes que enfrentam o processo da morte.Autora dos livros Viagem Interior ao Tibete, Morrer não se improvisa e O livro das Emoções pela editora Gaia
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