sexta-feira, março 31, 2006


LENDAS SOBRE A ORIGEM DO JUDÔ
(fonte: http://www.judors.com.br/ - site oficial da Federação Gaúcha de Judô)

No início havia duas lendas, transmitida de boca em boca durante milênios. Conta uma destas lendas que, certa vez um menino chinês, de nome Li-tei-feng, observou assustado como, durante uma grande tempestade, as maiores arvores eram arrancadas e os galhos mais grossos dobrados.
Salvou-se apenas uma pequena arvorezinha. Ela simplesmente inclinou sua copo até o chão. Mas quando a tempestade parou de arrasar tudo na sua frente, a arvorezinha levantou a copa e estava lá, tal como antes.
O local desta lenda - em algum lugar no centro da China - ainda hoje e considerado o local de nascimento do principio do Judô "ceder para vencer".
Já a outra lenda de também tradição oriental, porém japonesa, fala de um salgueiro e de uma cerejeira no inverno. Os galhos de cerejeira quebravam tal fósforo sob o peso da neve, enquanto que o salgueiro, flexível, cedia, fazia a neve escorregar e não lhe dava chance de pressiona-lo. Outra vez o mesmo princípio de "ceder para vencer".
Pode ser que essas duas ocorrências apadrinharam - em algum lugar, alguma época e de alguma forma - realmente o aparecimento e desenvolvimento do Ju-Jitsu. Mas não existem prova de que realmente foi assim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário