sexta-feira, março 31, 2006

A HISTÓRIA DO JUDÔ


História do Judô (fonte: http://www.multifight.com.br/judo.htm)

O homem começou a praticar lutas individuais há vários séculos. Por volta 720, já havia algumas lutas primitivas, sem armas e sem fins esportivos. Brigava-se apenas pela sobrevivência. Entre as principais formas de ataque e defesa, o Jiu-jitsu era a luta mais praticada, no Japão. Por volta de 1600, existiam várias academias no Japão, especializadas nas técnicas dessa luta.
Os samurais (guerreiros japoneses) eram considerados excelentes lutadores. No final do século XIX, O Jiu-jitsu começou a perder popularidade por causa de seus golpes violentos.
Um japonês chamado Jigoro Kano, praticante de Jiu-jitsu, resolveu criar um novo esporte que não fosse violento e ainda pudesse ser eficaz na formação do indivíduo. A nova luta além de ser útil para a defesa pessoal, poderia ser importante também para superar as limitações do ser humano.
Kano selecionou as melhores técnicas de Jiu-jitsu, os golpes mais eficazes e os mais racionais. O Jiu-jitsu era urna prática guerreira baseada na leveza do corpo e do espírito no entanto tinha diversas técnicas perigosas que foram eliminadas, aperfeiçoou a maneira de cair, criou uma vestimenta especial de treino (o Judo-gi), pois não havia um traje específico para a pratica do Jiu-jitsu, e dedicou-se particularmente aos métodos de projeção ao solo, aperfeiçoando vários golpes de sua autoria.
Kano pensou que a sua nova arte deveria ter outro nome, pois a sua prática era diferente do Jiu-jitsu. Tendo em conta a sua essência, a não resistência e o aproveitamento da força do oponente chamou a esta nova arte de Judo e criou regras para um confronto esportivo baseado no espírito do ippon-shobu (luta pelo ponto completo). O Judo (caminho suave, em japonês) é uma luta de defesa que utiliza a força do corpo do adversário na execução dos golpes.
No começo, Kano deu o nome de Judo Kodokan à nova luta, pois os adeptos do esporte aprendiam as técnicas na famosa escola Kodokan, antes chamada de Eisho. Naquele tempo, eles enfrentavam os lutadores de Jiu-jitsu e quase sempre saiam vitoriosos.
No final do séc. 1886, o Judo foi oficialmente aceito pelo governo japonês. Para difundir o esporte, Kano iniciou em 1889 uma série de apresentações e palestras nos EUA e na Europa. Na década de 30 o Judo já era conhecido em quase todas as nações do mundo.

JIGORO KANO

Jigoro Kano nasceu em 28 de outubro de 1860 em Mikage, no distrito de Hyogo. Começou a praticar Jiu-jitsu aos 18 anos de idade, em razão de sua fraqueza física. Ele aprendeu técnicas de vários estilos de Jiu-jitsu e as aperfeiçoou. Em 1882, idealizou o Judo, mesmo ano em que fundou o instituto Kodokan. Por mais de meio século Kano divulgou o Judo por todo mundo. Mas morreu em 1938, sem ver seu esporte ser reconhecido como modalidade olímpica, o que aconteceu somente em 1964.
Jigoro kano criou novas técnicas para o treinamento de esportes competitivos, que consideravam também a formação do caráter. Ele via o Judo como um treinamento para a vida e não como um esporte isolado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário