terça-feira, julho 26, 2011

Apreenda as diferenças entre psicologia, psiquiatria e psicanálise

Portal Educação - Medicina

A mente humana é complexa demais, sofre alterações genéticas, temperamentais e ainda traumas que podem causar graves sequelas. Com o objetivo de facilitar a vida que se desenvolveu a ciência, ela é uma fonte rica e inesgotável de conhecimento e estudos que tem capacidade de curar e entender como funciona nosso comportamento. E com o foco da mente existem os três “psis” que vem contribuir com essa análise.

Segundo Denise Marcon, psicóloga, tutora do Portal Educação, é muito importante conhecermos qual a diferença real entre estas três ciências. “Temos que levar em consideração que a psicologia, psiquiatria e psicanálise, cada uma em seu espaço, tem um ponto em comum, que é proporcionar uma boa saúde mental para os indivíduos”, explica.

Cada uma possui suas particularidades, históricos bem diferentes e métodos teóricos e trabalho individuais. Além do mais existe mais uma ciência que também objetiva estudar a mente, porém não vamos citar aqui, que é a neurociência.

Quem explica as diferenças é Lenilson Ferreira, psicanalista, que falou sobre o assunto com a Livraria da Folha. Em resumo, a Psicologia, é a ciência do comportamento humano e busca adequá-lo a uma normalidade. Trabalha exatamente na parte consciente da mente humana e tem como premissa “vender a felicidade”.

Já a Psicanálise, é o estudo do inconsciente, ou seja, da parte da mente humana da qual não temos conhecimento direto. Ela vem ajudar a entender certas coisas, como sentimentos e o porquê de fazermos certas coisas. As respostas geralmente podem ser encontradas em nosso inconsciente e a Psicanálise nós dá as técnicas de acesso a ele. É por causa disso que há quem diga que a Psicanálise “vende a verdade”.

A Psiquiatra é a única dentre as três que habilita seu profissional a prescrever medicamentos, os chamados psicofármacos, assim contribuindo no tratamento dos sintomas apresentados. Nota-se ainda, que psiquiatras, buscam conhecimentos de Psicanálise, trazendo mais benefícios aos pacientes.

Leia mais em: Portal Educação - Medicina

Um comentário:

  1. Anônimo8:26 PM

    Hey there! I just wanted to ask if you ever have any trouble with
    hackers? My last blog (wordpress) was hacked and I ended up losing
    many months of hard work due to no data backup. Do you have any solutions to stop
    hackers?

    Here is my web-site; teich solar pumpen []

    ResponderExcluir