quinta-feira, dezembro 02, 2010

Saramago pode aparecer em diferentes provas



Provas de literatura, língua portuguesa e até redação de vestibulares de todo o país podem apresentar questões da grande referência da literatura portuguesa, José Saramago, morto em junho deste ano. "As universidades que inserem a Literatura Portuguesa como matéria a ser estudada para o vestibular podem sim citar alguma obra ou referenciar o autor", afirma Maria Amália Buchele, professora de literatura do Objetivo, de Florianópolis.

Para a professora, o escritor português, Prêmio Nobel de Literatura, pode ser citado em outras disciplinas. "As questões podem ser interdisciplinares. Talvez relacionadas com atualidades quando pensamos em 'Evangelho segundo Jesus Cristo', livro de posição política e ideológica marcantes e de grande crítica à Igreja Católica. Talvez tenhamos questões relacionadas a teoria literária, a interpretação de textos ou até mesmo propostas de redação", teoriza.

Saramago promete ganhar espaço principalmente em perguntas de interpretação de texto e redação. "Isso deve ocorrer pelo fato de ele ter sido um inovador dos textos. Ele era conhecido por utilizar o estilo oral na escrita, em que a comunicação se faz mais importante do que a correção de uma linguagem escrita, por exemplo", explica Maria Amália.

Para dar conta da abrangência de Saramago, vale a pena conhecer os clássicos "Ensaio sobre a cegueira", "Todos os nomes" e "A caverna". O autor português também pode ter seu nome impresso em questões sobre suas principais obras e personagens. Além disso, sua forte posição política e ideológica contra a Igreja Católica, fato que deixa transparecer nas páginas de alguns livros, é outro aspecto que os vestibulandos devem ficar antenados.

FONTE; Terra Brasil

http://noticias.terra.com.br/
http://noticias.terra.com.br/educacao/noticias/0,,OI4822938-EI8266,00-Saramago+pode+aparecer+em+diferentes+provas.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário