sexta-feira, dezembro 17, 2010

III Festival Mundial de Artes Negras



De 10 a 31 de dezembro, Brasil participa desta grande celebração internacional à cultura negra

Símbolo do diálogo entre os povos e as culturas da Diáspora Africana, o III Festival Mundial das Artes Negras (Fesman) acontece de 10 a 31 de dezembro no Senegal. O evento apresenta a visão de uma África livre, criativa e otimista. O Brasil é o convidado de honra desta edição, e a delegação brasileira, a maior de todo o Festival, é representada por 362 personalidades, entre artistas, cineastas, grupos de música, de dança e intelectuais.

A organização da delegação brasileira é de responsabilidade do Ministério da Cultura, por meio da Fundação Cultural Palmares; do Ministério das Relações Exteriores, por meio de seu Departamento Cultural e da Embaixada do Brasil no Senegal; e da Secretaria Especial de Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial.

Delegação Brasileira

O Brasil é a nação com o maior número de negros ou mestiços do mundo, perdendo apenas para a Nigéria. São cerca de 90 milhões de habitantes negros ou afrodescendentes, o que transforma o território nacional em um grande símbolo da diversidade cultural. No dia 17 de dezembro, o País terá uma noite dedicada à exibição de suas riquezas musicais e outras manifestações artísticas.

As atrações envolvem grandes artistas e grupos, como Margareth Menezes, Olodum, Rita Ribeiro, Ilê Aiyê, Chico César, Sandra de Sá, Rappin´ Hood, Nilze Carvalho, Mombaça, Cantos de Congo, Lazzo, a Escola de Samba Império Serrano, Maracatu de Baque Solto Águia Formosa, Cia dos Comuns e Grupo de Capoeira Ginga e Malícia. O cinema ganha destaque na programação brasileira, com a presença dos cineastas Jeferson De, Joel Zito Araújo, Zózimo Bulbul, Viviane Ferreira e Raquel Gerber. O fotógrafo Januário Garcia expõe suas imagens no Museu de Dakar. Espetáculos de dança e paradas populares inspiradas nos tradicionais festivais brasileiros farão vibrar as ruas senegalesas. E, para que a festa seja total, os sabores brasileiros não serão esquecidos. Restaurantes irão sugerir diversos pratos e especialidades brasileiras.

Além das manifestações artístico-culturais, o III Festival Mundial das Artes Negras incluiu na programação um fórum com intelectuais dos países envolvidos, que debaterão temáticas relacionadas à Renascença Africana. Idealizado e coordenado pelo escritor e vice-presidente da Assembléia Nacional do Senegal, Iba der Thiam, o encontro será encerrado pelo presidente do país, Abdoulaye Wade. O Brasil é representado por nomes como o de Conceição Evaristo, Petronilha Dias, Zelia Amador, Henrique Cunha, Rafael Sanzio, Mario Nelson, Marcelo Paixão, Kabenguele Munanga, Nilza Iraci e Eliane Borges.

FONTE: Ministério da Cultura
URL FONTE: http://www.cultura.gov.br/
URL MATÉRIA: http://www.cultura.gov.br/site/2010/12/17/iii-festival-mundial-de-artes-negras-3/

Nenhum comentário:

Postar um comentário