segunda-feira, dezembro 20, 2010

Ativista do movimento negro, Luiza de Bairros assumirá Igualdade Racial



A socióloga Luiza Helena de Bairros, 57 anos, será a nova ministra da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir). E é mais uma mulher a integrar a equipe ministerial da presidenta Dilma Rousseff.

Considerada importante liderança do movimento negro, a gaúcha Luiza de Bairros, que se mudou para Salvador em 1979, comanda a Secretaria de Promoção da Igualdade Racial da Bahia desde agosto de 2008, pasta criada pelo governador reeleito Jaques Wagner (PT).

Formada em administração de empresas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Bairros é doutora em sociologia pela Universidade de Michigan, nos Estados Unidos.

Antes de assumir o cargo no governo baiano, a socióloga participou de projetos das Nações Unidas de combate ao racismo. De 2005 a 2007, foi consultora do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) para questões de gênero e raça. Trabalhou também na implantação do programa do governo britânico contra a discriminação racial institucional em Pernambuco e na Bahia. Na década de 1970, atuou em diversas frentes de pesquisas sobre o racismo no Brasil e no Continente Americano.

FONTE: Jornal do Brasil
URL FONTE: http://www.jb.com.br/
URL MATÉRIA: http://www.jb.com.br/pais/noticias/2010/12/20/ativista-do-movimento-negro-luiza-de-bairros-assumira-igualdade-racial/

Nenhum comentário:

Postar um comentário