sexta-feira, novembro 12, 2010

Sarah Menezes é a Atleta Pódio do Piauí



(MS, 21/09/2010, às 10:21:15)

A judoca Sarah Menezes tem todos os requisitos para se tornar a primeira atleta piauiense integrante do Programa Atleta Pódio, destinado aos praticantes do esporte de alto rendimento em modalidades olímpicas e paraolímpicas individuais. O programa foi criado pela Medida Provisória nº 502/10, assinada ontem (20/09/10) pelo presidente Lula. Sarah Menezes, que já recebe uma modesta Bolsa Atleta de R$ 2.500 poderá receber até R$ 15 mil por mês e ainda ser patrocinada (o beneficiário do Bolsa Atleta antes estava impedido).

O Programa Atleta Pódio é destinado a atletas com idade mínima de 14 anos que estejam em plena atividade esportiva e tem o objetivo de dar apoio supletivo "visando o máximo desempenho esportivo para representação oficial do Brasil em competições esportivas internacionais". O foco do programa está direcionado para os Jogos Olímpicos de 2016, que serão realizados no Rio de Janeiro. O Comitê Olímpico Brasileiro (COB) espera terminar a competição entre os dez países com o maior número de medalhas.

Os atletas selecionados terão equipe técnica multidisciplinar para planejamento, treinamento a acompanhamento integral, a garantia da participação em competições internacionais e em treinamentos e intercâmbios internacionais, além do fornecimento de equipamentos e materiais esportivos de alta performance. Segundo as medida provisória, essas ações deverão ser viabilizadas por meio de convênios cebelebrados entre o Ministério do Esporte, o COB, o Comitê Paraolímpico Brasileiro (CPB) ou entidades nacionais de administração do desporto.

O atleta pleiteante deverá preencher os seguintes requisitos: estar em plena atividade esportiva; estar vinculado a uma entidade de prática esportiva ou alguma entidade nacional de administração do desporto; declarar se recebe algum tipo de patrocínio de pessoas jurídicas, públicas ou privadas; estar ranqueado na sua respectiva entidade internacional entre os 20 primeiros colocados do mundo em sua modalidade ou prova específica e ser indicado pelas respectivas entidades nacionais de administração do desporto em conjunto com o COB ou CPB e o Ministério do Esporte; e encaminhar, para aprovação, plano esportivo conforme critérios e modelos a serem estabelecidos pelo Ministério do Esporte.

Os atletas selecionados serão beneficiados para um ciclo olímpico completo, que é o período de quatro anos compreendido entre a realização de dois Jogos Olímpicos ou dois Jogos Paraolímpicos, de verão ou de inverno, ou o que restar até a realização dos próximos jogos. A permanência no Programa Atleta Pódio será reavaliada anualmente e as despesas correrão por conta de recursos orçamentários alocados pelo Ministério do Esporte dentro do limite de suas dotações.

Sarah Menezes tem 20 anos e está em plena forma atlética. Ela acaba de ganhar a medalha de bronze no Campeonato Mundial de Judô realizado em Tóquio. Foi eleita em 2009 a Atleta do Ano pelo COB. No ano passado, a piauiense foi medalha de ouro nas Copas do Mundo de Madri e Lisboa. Na última, venceu todas as lutas por ippon.

A judoca tem currículo de sobra para receber uma justa Bolsa Atleta Pódio e se tornar, definitivamente, um exemplo de determinação e superação para outros atletas piauienses. A campeã treina em Teresina. A medida provisória também estabeleceu bolsas para atletas de base e categoria estudante.

FONTE: http://www.acessepiaui.com.br/
EM: http://www.acessepiaui.com.br/brasilia/sarah-menezes-a-atleta-p-dio-do-piau/8580/imprimir.html

FOTO: globoesporte.globo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário