sábado, novembro 27, 2010

Festivais: Cantos e Contos

Horário: 20h
 
Local: CAIXA Cultural Brasília Endereço: CAIXA Cultural Brasília - SBS Qd 4 lotes 3/4, anexo do edifício matriz da CAIXA
 
Reunindo grandes msicos e intérpretes brasilienses, o show "Festivais: Cantos e Contos" remonta o clima de ebulição que a canção brasileira viveu, no período dos grandes festivais da TV. O espetáculo tem roteiro, repertório e montagem que propiciam uma viagem no tempo, levando a audiência à época em que Gilberto Gil, Caetano Veloso, Chico Buarque e Edu Lobo eram jovens promessas. Com patrocínio da Caixa Economica Federal, as apresentações acontecem neste sábado (27) e domingo (28), às 20h e 19h, respectivamente.

O desafio de viver, no palco, alguns dos ícones de nossa música é enfrentado por um talentoso time de artistas brasilienses: Célia Rabelo, Janette Dornellas, Sandra Duailibe, Salomão di Pádua e Pecê Sousa, que também assina o roteiro. Os músicos acompanhantes - Toninho Alves (sopros), Agilson Alcântara (violão e guitarra), Fernando Nantra (baixo), Jorge Macarrão (percussão) e Ticho Lavenère (bateria) - executam, com virtuosismo e sensibilidade, o refinado repertório. A narração é de Leonel Laterza.

O clima envolvente leva o público a interagir, tomando partido nas disputas entre intérpretes e compositores. O repertório inclui Arrastão (Vinícius de Moraes e Edu Lobo), A Banda (Chico Buarque), Disparada (Geraldo Vandré e Théo de Barros), Ponteio (Edu Lobo e Capinan), Alegria Alegria (Caetano Veloso), Domingo no Parque (Gilberto Gil), Sabiá (Tom Jobim e Chico Buarque) e Pra Não Dizer que Não Falei das Flores (Geraldo Vandré), entre outras jóias da música brasileira. O show apresenta relatos históricos das canções, além de curiosidades sobre compositores, intérpretes e bastidores.

Tendo estreado em 2006, o espetáculo "Festivais: Cantos e Contos" já foi apresentado em vários palcos do Distrito Federal, como o Clube do Choro, o Teatro Iara Amaral (SESI Taguatinga) e a Sala Funarte Cássia Eller, onde bateu o recorde de público em 2008.

Festivais

O cenário político e cultural do Brasil, na segunda metade da década de 1960, foi marcado por elementos de grande peso. Entre eles, o acirramento das medidas ditatoriais do regime militar - AI-5, censura, prisões e tortura - e a popularização da TV que, após pouco mais de uma década no país, vivia seu boom e superava o rádio como principal veículo de comunicação de massa. Nesse contexto, os grandes festivais de música constituíam-se em espaços de experimentação estética, contestação política e efervescência cultural. O período abriu as cortinas para uma geração de novos artistas, que marcaram a história da música popular brasileira.

Os festivais eram eventos de grande audiência. Em cada canto do país, aonde a TV já chegasse, o pblico torcia apaixonadamente pelas msicas e os artistas preferidos. Protagonizados por nomes como Chico Buarque, Tom Jobim, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Elis Regina, Edu Lobo, Geraldo Vandré, Nara Leão, Milton Nascimento e Os Mutantes, entre outros, os festivais registram um momento privilegiado da música popular brasileira, e deixam o legado de um repertório marcado pela beleza estética, pela variedade de gêneros e pelo valor histórico.

FONTE: MaisComunidade.com

http://cerradomix.maiscomunidade.com/
http://cerradomix.maiscomunidade.com/evento/shows/4162/FESTIVAIS:-CANTOS-E-CONTOS.pnhtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário