domingo, novembro 14, 2010

Entrevista com Sarah Menezes

A atleta piauiense Sarah Menezes, recém chegada do mundial de judô em Tókio, no qual conquistou a medalha de bronze, uma das mais importantes da sua carreira, recebeu a equipe do Piauí Combate no SESC Ilhotas onde treina todas as noites, e essa é só uma parte da sua rotina diária, onde ela além de treinar ainda tem tempo para cursar a faculdade de educação física e diz que mesmo conciliando não tem tempo para baladas. Segura, Sarah sabe o que quer e diz que não “anda na vida em vão”, onde: foco, determinação e disciplina sempre foram seus grandes parceiros. Mais por trás do olhar de campeã como disse Francisco Carvalho seu cunhado e amigo, há uma menina carismática e encantadora (fora dos tatames), cheia de garra e que deixa escapar sorrisos de felicidade, e que não se deixa relaxar já que até o final do ano ainda tem mais duas grandes competições importantes, ao lado de Expedito Falcão seu treinador e amigo ela bateu um papo com a gente e revelou quais são seus planos:

PIAUÍ COMBATE: Depois do mundial de judô, quais são suas metas?

Sarah Menezes: Agora é treinar para o Grand Slam em Tókio que acontece em dezembro e em novembro para o 1° JUB`S em Blumenau depois é terminar o ano e começar a treinar novamente.

PIAUÍ COMBATE: Como foi lutar com a francesa Frederique Jossinet vice-campeã olímpica e medalhista mundial que tem mais experiência que você?

Sarah Menezes: Foi uma luta onde eu estava muito segura e confiante, até porque eu já a conhecia, já fui sabendo como seria a luta.

PIAUÍ COMBATE: Você como atleta piauiense que nunca cogitou em sair do estado e hoje está na 5° posição no ranking mundial de Judô, como você vê essa grande conquista?

Sarah Menezes: Foi através de grande esforço, de muito trabalho e treinamento diário, e você tem que acreditar e treinar muito.

PIAUÍ COMBATE: Olhando para a sua carreira, quais foram o ponto mais baixo e o mais alto?

Sarah Menezes: O mais alto foi agora quando ganhei a medalha de bronze no mundial e o mais baixo foi também no mundial na disputa do bronze no ano passado, onde a luta foi decidida pelos árbitros, foi frustrante porque eu sabia que podia ter ganhado.

PIAUÍ COMBATE: E as dificuldades, com relação a treinos e pelo fato de Teresina não ser um pólo esportivo e você ser uma pioneira do estado no judô?

Sarah Menezes: Em tudo tem que ter disciplina, muita determinação, uma grande força de vontade, tem que ter muita dedicação para conseguir superar as dificuldades do esporte aqui que são muitas, tem que ter muita vontade de aprender mesmo.

PIAUÍ COMBATE: E a sua rotina de treinos, como é a sua preparação?

Sarah Menezes: Pela manhã eu acordo às 7h vou para a fisioterapia, quando tem, quando não acordo ás 8h ou 9h e vou fazer musculação, à tarde vou para a faculdade e a noite venho treinar, todos os dias é assim.

PIAUÍ COMBATE: E agora com o curso de educação física como está sendo conciliar a vida esportiva com os estudos?

Sarah Menezes: Muito cansativo mais tá indo bem, claro que tenho que ter um tratamento diferenciado pela minha rotina de treinos e como eu tenho muitas faltas eu pego o assunto com os professores e marco provas depois que eu tenho estudado senão não teria como conciliar.

PIAUÍ COMBATE: O que você acha que é preciso para o esporte de uma maneira geral decolar no Estado?

Sarah Menezes: Bom, primeiro tem que ter apoio financeiro porque todo mundo sabe da dificuldade que é para o atleta quando tem que sair do estado e o quanto custa caro, além de você, como atleta ter que se destacar, tem que ter muito talento e muita força de vontade para superar as dificuldades que são várias.

PIAUÍ COMBATE: E para finalizar, deixe uma mensagem para os leitores do PIAUÍ COMBATE:

Sarah Menezes: Bom, em qualquer coisa na vida, você tem que lutar, batalhar mesmo, nada vai cair do céu, você tem que aprender a conciliar a vida e nada tem que ser por acaso, tem que ter objetivos, você não pode andar em vão, tem que alcançar, e acima de tudo acreditar em si próprio e seguir em frente.

Texto: É. S.
Foto: Décio B.

FONTE: de Piauí Combate

http://www.piauicombate.com.br/
http://www.piauicombate.com.br/?p=854

Nenhum comentário:

Postar um comentário