domingo, outubro 10, 2010

Ivone Marques desativa bomba-relógio

José Antônio de Morais

Os corações dos artistas plásticos estavam para explodir, e com data marcada, após não terem sido convidados para as comemorações dos 450 anos de Mogi das Cruzes, quando a historiadora Ivone Marques convida-nos, às vésperas das eleições, para uma reunião em sua casa. Saímos de lá totalmente desarmados, baixamos a guarda, e com paz nos corações. Nunca vimos tanta alegria entre nós mogianos ao voltarmos para os nossos ateliês. A atual Bienal de Artes de São Paulo, em cartaz, virou notícia no Jornal Nacional. Ao comprovarmos aquilo que a Bienal do Alto Tietê de Mogi das Cruzes só fez exacerbar ao demonstrar que existe, sim, luta de classe nas artes plásticas.

Para Ivone, a sociedade oficial dos políticos, médicos, advogados, juízes, comerciantes, empresários e industriais tem nas bordas desse miolo a marginalidade e a exclusão social voluntária ou involuntária dos artistas. Pode não ser crime fazer os artistas plásticos se reunirem por mil horas para a confecção de planos de governo, na qual a principal reivindicação era a construção de um Centro Cultural para a convivência dos artistas plásticos. Não é ilegal fazer um projeto para o Centro Cultural (com os estatutos para uma fundação cultural) e entregar solenemente na mão do prefeito e aguardar por dois mandatos, para, ao fim, ouvir que na prefeitura não há visionários, pois se tivessem dinheiro, construiriam mais um piscinão para atender os comerciantes. Ao completar 450 anos, pode ser antiético e imoral, mas não é ilegal haver continuísmo da velha mentalidade política que se iniciou na nossa pós-modernidade.

Segundo Max Weber, um dos maiores pensadores do século XX, engana-se quem pensa que a sociedade é governada pelos políticos. Para ele, o mundo é governado pela economia e a globalização pode ter um fim se o capital quiser. O escritor Truman Capote escreveu que os políticos são cachorrinhos de madame e, para George Orwell, a Adous Huxley, a política é uma fachada oficial. Teoricamente, a sociedade se divide em classes, culturalmente capitalistas, na qual a arte se caracteriza pela lógica externa do tempo livre no imaginário do sujeito, que passou a lutar pela diminuição das jornadas de trabalho... Para manter sigilo sobre a nossa falta de planejamento nas diretrizes governamentais dos nossos espaços públicos, como a entrada da cidade, onde o visitante tem uma ideia do que somos na cultura paulista.

Os turistas estão chegando e não há turismo sem cultura, e onde é que eles vão encontrar contatos com os nossos artistas? Se no site da Secretaria de Cultura não existe o nome de nenhum. Sendo assim, a prioridade são os produtores culturais que vão dar conteúdo à nossa vida. O corpo administrativo das artes, afinal, vai ficar nas mãos de quem nunca visitou uma exposição de artes plásticas nas galerias profissionais, de quem nunca visitou uma Bienal de Artes Plásticas, que legitima o mercado de artes.

De quem só entende a arte como passatempo, terapia, hobby e autoafirmação burguesa. Ora, visitamos, ao longo destes últimos 50 anos, as principais cidades do Estado de São Paulo. Expomos a nossa arte, tivemos contato com as Prefeituras e Secretarias de Cultura e vimos o amadorismo e a mediocridade.

Cadê o nosso Centro Cultural. Nem sabemos se vai ter uma galeria de artes plásticas ao nível do que precisamos para praticar o profissionalismo. Se a nossa arte é subnutrida, miserável, faminta de cultura, cambaleante e relutante, é por culpa de nossos dirigentes políticos, que são tecnocratas.

A fome de cultura dos artistas plásticos mogianos se deve ao isolamento de uma população que não tem condições nem de sair de seus bairros, que dirá ir à capital para ter acessibilidade aos meios que o capital nos impõe. Depois que soubemos, por meio da história, que sempre tem um mogiano em todos os acontecimentos desta nação, um efeito Tiririca é o mesmo que erva selvática citada pelo crítico de arte Pietro Maria Bardi sobre o malufismo.

J.A.M - josé Antônio de Morais é artista plástico e colabora com o Mogi News.

FONTE: Mogi News

http://www.moginews.com.br/


IMAGEM: artpontobienaldoaltotiete.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário