Pequim, 26 set (Lusa) – O presidente da Rússia, Dmitri Medvedev, que hoje começou uma visita oficial à China, apelou hoje aos russos para que aprendam a falar chinês e aos chineses para que aprendam russo.
“Nossos países têm relações muito próximas. Quantos mais chineses souberem russo e russos souberem chinês, mais fortes e versáteis serão as nossas relações”, disse Meedvedev durante uma visita ao centro de língua russa do Instituto de Línguas Estrangeiras de Dalian, no nordeste da China.
Dmitri Medvedev assistiu a aulas no centro da língua russa, onde viu os estudantes chineses a assistir a canais de televisão em língua russa e a ler livros dos escritores russos Leon Tolstoi e Ivan Turgenev.
Durante a visita de três dias, o chefe do estado russo terá encontros, em Pequim, com o seu homólogo chinês, Hu Jintao, o primeiro ministro Wen Jiabao, e o presidente do parlamento, Wu Bangguo.
Nestes encontros, os dirigentes políticos deverão assinar acordos de cooperação energética e nuclear entre os dois países, além de discutirem as crises nucleares do Irão e da Coreia do Norte.
Na terça feira, Medvédev assiste às celebrações do Dia da Rússia na Exposição Universal de Xangai, acompanhado pelo vice presidente chinês, Xi Jinping.
CMP/NV.
*** Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico ***
Lusa/Fim
FONTE: LUSA
http://www.lusa.pt/
IMAGEM: razephyr.deviantart.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário