domingo, outubro 31, 2010

China: Presidente russo apela aos chineses para que aprendam a falar russo

Pequim, 26 set (Lusa) – O presidente da Rússia, Dmitri Medvedev, que hoje começou uma visita oficial à China, apelou hoje aos russos para que aprendam a falar chinês e aos chineses para que aprendam russo.

“Nossos países têm relações muito próximas. Quantos mais chineses souberem russo e russos souberem chinês, mais fortes e versáteis serão as nossas relações”, disse Meedvedev durante uma visita ao centro de língua russa do Instituto de Línguas Estrangeiras de Dalian, no nordeste da China.

Dmitri Medvedev assistiu a aulas no centro da língua russa, onde viu os estudantes chineses a assistir a canais de televisão em língua russa e a ler livros dos escritores russos Leon Tolstoi e Ivan Turgenev.

Durante a visita de três dias, o chefe do estado russo terá encontros, em Pequim, com o seu homólogo chinês, Hu Jintao, o primeiro ministro Wen Jiabao, e o presidente do parlamento, Wu Bangguo.

Nestes encontros, os dirigentes políticos deverão assinar acordos de cooperação energética e nuclear entre os dois países, além de discutirem as crises nucleares do Irão e da Coreia do Norte.

Na terça feira, Medvédev assiste às celebrações do Dia da Rússia na Exposição Universal de Xangai, acompanhado pelo vice presidente chinês, Xi Jinping.

CMP/NV.

*** Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico ***

Lusa/Fim

FONTE: LUSA

http://www.lusa.pt/

IMAGEM: razephyr.deviantart.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário