quarta-feira, setembro 29, 2010

Músico mineiro faz show em Nova Iorque

Nelson Angelo participou do famoso “Clube da Esquina”, em Belo Horizonte.
09/29/2010 09:01:49 AM

Na década de 80, o músico esteve em Los Angeles (CA), onde gravou “Journey to Dawn” com Milton Nascimento.
 
O cantor mineiro Nelson Angelo, 61, faz show na quarta-feira (29), no Zinc Bar em Nova Iorque. Cantando pela primeira vez na cidade, ele traz no repertório um resumo de toda sua obra musical. As apresentações são às 9h30pm, 11pm e 1am.


A bagagem inclui músicas conhecidas e composições do início da carreira de Nelson. As obras foram gravadas por grandes nomes como Milton Nascimento, Simone e Fafá de Belém. O cantor pretende estabelecer uma identificação com o público. “Muitas vezes as pessoas conhecem as músicas e não sabem que são minhas”, disse ele.


Esta identidade, segundo o cantor e compositor, abre portas. “Estou muito feliz com isso. Rapidamente consegui, por causa do trabalho que fiz a vida inteira, chegar até aqui de uma forma aparentemente fácil, por conta do trabalho que rolou durante todos estes 61 anos que tenho”.


A presença de uma grande população mineira nos Estados Unidos alegra o músico. “Mineiro é viajante, é andarilho. Um alô para a mineirada uai”. Morador do Jardim Botânico, na capital carioca, Nelson aprecia o valor que os brasileiros residentes nos Estados Unidos dão à cultura do Brasil. Aproveitou para convidar a comunidade para o show no Zinc Bar.


Natural de Belo Horizonte, Nelson Angelo tinha somente 14 anos quando começou a trabalhar com Milton Nascimento, no movimento conhecido como Clube da Esquina. Seis anos mais tarde, seria convidado por Geraldo Vandré para formar o Quarteto Livre. Com Naná Vasconcelos, Franklin da Flauta e Geraldo Azevedo, participou de festivais e shows pelo Brasil. Entre os parceiros de composição estão Milton Nascimento, Fernando Brant e o poeta Cacaso. Com este último, fez aproximadamente 50 canções.


Cantando ao sabor da vida

É com tranquilidade que Nelson Angelo faz um balanço da carreira. “Acho que a vida toda é boa. A gente sempre vai em frente. Acho ótimo o passado, vivo o presente, e tenho um olho muito grande no futuro”. Sem dar valores especiais a cada época, Angelo se considera um artista totalmente realizado. “Sempre gostei de mim do jeito que sou. Tive a felicidade de ter uma formação musical”.


Com somente uma semana no Rio de Janeiro, fez amizade com Tom Jobim, Vinicius de Moraes, Edu Lobo e Luis Eça. “Me formei com estas pessoas. Nunca frequentei nenhuma escola ou faculdade de música”. A experiência fez Nelson se conhecer melhor. “Estou ficando mais solto, fazendo o melhor que posso. Fico numa boa com isso, me dá uma grande felicidade”.


Na década de 80, o músico esteve em Los Angeles (CA), onde gravou “Journey to Dawn” com Milton Nascimento. Na opinião dele, a música brasileira merece o espaço que tem não só nos Estados Unidos, mas no mundo inteiro. “Hoje vivemos num mundo globalizado”. Ele recorda de Carmem Miranda e Laurindo de Almeida, que trouxeram a música brasileira para cá.


“Tenho uma coisa forte ligada aos Estados Unidos, com relação a isso”. Quando está num restaurante, por exemplo, e canta um pedacinho de uma de suas músicas, Nelson já recebe um feedback. “O garçom diz ‘poxa, é brasileiro’. Não é só uma coisa dos jornais e da mídia. Você vê que é uma coisa transportada para o povo. E isso me deixa muito feliz”.


Nelson Angelo canta no Zinc Bar acompanhado por Kay Lyra e Mauricio Maestro (vocais), Jorge Continentino (sax e flauta), Guilherme Monteiro (guitarra), Leonardo Cioglia (contrabaixo) e Rogério Boccato (bateria e percussão). O show tem direção artística de Jassvan de Lima. O Zinc Bar fica no 82 West 3rd Street, Greenwich Village, telefone (212) 477-9462.


Da redação do ComunidadeNews.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário