segunda-feira, setembro 27, 2010

Confirmada presença de Rimbaud em foto inédita

Rimbaud é o segundo a contar da direita (DR)


Primeira imagem enquanto jovem adulto
27.09.2010 - 13:17 Por Cláudia Carvalho

Após meses de dúvida, a presença do poeta Arthur Rimbaud na foto tirada em Aden (Iémen), em Agosto de 1880, já surge como uma certeza. Aquela que agora se confirma ser uma foto inédita de Rimbaud foi divulgada em Abril deste ano e suscitou discussão sobre a identidade do homem na foto. A confirmação da presença do poeta faz parte do dossier “A história da foto de Rimbaud”, publicada na revista mensal cultural francesa “Revue des deux mondes”.

A revista, a mais antiga em actividade da Europa, publica assim o resultado de uma pesquisa realizada por Jean-Jacques Lefrère, biógrafo de Rimbaud, e com a ajuda de muitos investigadores, instituições e de particulares, contou Jacques Desse, um dos dois livreiros que descobriu e apresentou a fotografia ao público em Abril.


Os resultados da investigação “confirmam que a fotografia foi tirada em Agosto de 1880 pelo explorador Georges Revóil no terraço do hotel Univers, em Aden”. De acordo com Desse, o autor de “Bateau ivre” “tinha acabado de chegar” quando a fotografia foi tirada.

Esta é a primeira imagem do poeta que mostra com clareza as suas feições adultas (tinha 26 anos à data) e uma das poucas que mostra a nova fase da vida de Rimbaud, longe da literatura. Uma segunda história de vida, que começou aos 19 anos quando o jovem que tinha marcado a poesia francesa decidiu pôr fim à sua carreira nas letras. Deixou os versos e a vida boémia, o seu amante Paul Verlaine e despediu-se da Europa, alistando-se como soldado colonial na Abissínia.

Rimbaud morreu aos 37 anos, vítima de complicações pós-operatórias e de cancro.

FONTE: Público.pt
http://www.publico.pt/

Nenhum comentário:

Postar um comentário