sexta-feira, fevereiro 19, 2010

Freud em quadrinhos


Quinta, 18 de Fevereiro de 2010 - 22h18


Freud em quadrinhos

Ribeirão-pretano cria blog com personagens psicanalíticos e se torna sucesso na internet

Francine Micheli

Eles parecem feitos com peças de playmobil, não mudam nunca de expressão facial e estão sempre se metendo em alguma situação do mundo real. Assim são Id, Ego e Superego, os Irmãos Brain, personagens principais de um blog de tiras bem humoradas que viraram hit na internet.



Clique aqui para ver o blog



O criador dos personagens é o publicitário e cartunista ribeirão-pretano Geraldo Neto, de 26 anos, um viciado em internet que tinha um blog sobre notícias do cotidiano e há três anos viu sua vida tomar um novo rumo.



"Era um blog normal de conteúdo e aí eu criei os personagens para comentar as matérias. Eles são baseados na teoria de Freud sobre o subconsciente. Com o tempo eles criaram personalidade própria", explica Geraldo que teve a ideia durante as aulas de psicologia na faculdade de Publicidade e Propaganda.



Para quem acessa pela primeira vez ao blog de Geraldo é recomendável que se conheça um pouco das características de cada um dos irmãos. Id, Ego e Superego são tão diferentes que são capazes de ter visões distintas de uma mesma situação e fazer piadas com diferentes tipos de humor, como na tira em que os irmãos entram no universo do filme "Avatar", se tornando azuis.



Consequências



Id Brain, o de amarelo, é um ser que age por instinto, sem se preocupar com as consequências dos atos. Superego Brain é o mal-humorado da história. Está sempre nervoso e não aguenta as peripécias do Id. Já Ego Brain é o mais inteligente e estudioso, ele tenta manter o controle da casa.



O blog dos Irmãos Brain conseguiu atingir um patamar notável no mundo virtual entre milhões de outras páginas de humor. Quando comprou o domínio www.irmaosbrain.com por R$ 10 e dividia seu tempo entre o trabalho em uma emissora de televisão em Ribeirão e o blog, ele não imaginava que dali alguns anos o site contaria com mais de meio milhão de visitas por mês.



"A audiência do blog me assustava no início, pois era praticamente a mesma de uma revista semanal", confessa. Hoje o blog é reconhecido por ter criado um novo estilo de cartunismo na internet brasileira, já que as tirinhas são todas no formato vertical e os desenhos são sobrepostos a imagens reais.



"É o espaço que tenho mais liberdade para mostrar a minha arte como roteirista, cartunista, ilustrador e criação de vídeos", diz.


FONTE (imagem incluída): Jornal A Cidade
http://www.jornalacidade.com.br/

3 comentários:

  1. Bom dia. Belo cantinho. Certamente voltarei mais vezes.
    FOI DESSE JEITO QUE EU OUVI DIZER... deseja uma boa semana para você.
    Saudações Educacionais !
    em http://www.silnunesprof.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Parabens ao Sensei Jiro Aoyama, o mais novo Kodansha, indicado pelo Sensei Massaru Yanaguimori e pelo Sensei Shinohara.

    ResponderExcluir
  3. Olá! Estamos seguindo seu blog, te convido a seguir-nos também! Conheça nosso trabalho... Parabens pelo Blog! Abraços!

    ResponderExcluir