Cinema
Só com camisinha
Só com camisinha
1/12/2009
A data para o lançamento nacional do filme "O auto da Camisinha", de Clébio Viriato, não poderia ser mais precisa. É que hoje também se comemora o Dia Mundial de Luta Contra a Aids. No longa, que tem Chico Anysio e Gero Camilo no elenco, o humor dá leveza à temática
A data para o lançamento nacional do filme "O auto da Camisinha", de Clébio Viriato, não poderia ser mais precisa. É que hoje também se comemora o Dia Mundial de Luta Contra a Aids. No longa, que tem Chico Anysio e Gero Camilo no elenco, o humor dá leveza à temática
A IDEIA FOI ABORDAR A TEMÁTICA DA AIDS SEM A NECESSIDADE DE MOSTRAR TRISTEZA OU MEDO. E COMO NO CEARÁ TUDO ACABA EM COMÉDIA, O DIRETOR CLÉBIO VIRIATO DECIDIU QUE SERIA PELO HUMOR TRADICIONAL DA TERRINHA QUE PARTIRIA A CONTRIBUIÇÃO DO ESTADO À LUTA CONTRA ESSE MAL. ASSIM, HOJE, ACONTECE O LANÇAMENTO DE SEU PRIMEIRO LONGA "O AUTO DA CAMISINHA", NO SESC LUIZ SEVERIANO RIBEIRO, ÀS 20H30.
"O FILME NÃO É DIDÁTICO. É UMA COMÉDIA COM TODOS OS INGREDIENTES: AMOR, DESEJO, PAIXÃO. E O PRESERVATIVO PERPASSA POR TODA A TRAMA. QUERIA PASSAR UMA MENSAGEM TRANQUILA E APAZIGUADORA SOBRE A AIDS", JUSTIFICA O DIRETOR.
O PROJETO DO FILME EXISTE DESDE 2003. A PEÇA HOMÔNIMA ESCRITA POR JOSÉ MAPURUNGA FICOU QUATRO ANOS EM CARTAZ, EXCURSIONANDO PELO BRASIL E EXTERIOR (MOÇAMBIQUE E ARGENTINA). DADO À GRANDE RECEPTIVIDADE DO PÚBLICO, CLÉBIO DECIDIU PARTIR PARA O CINEMA. "SEMPRE VI UM POTENCIAL IMAGÉTICO MUITO GRANDE. CONVERSEI COM O MAPURUNGA E ELE ENTREGOU O ROTEIRO. DAÍ COMEÇAMOS A TRABALHAR", CONTA EMPOLGADO.
A TRAMA CONTA A HISTÓRIA DE MORADORES DA FICTÍCIA CIDADE DE JUATAMA, QUE AGUARDAM O QUARTO BESOURO (INTERPRETADO POR CARRI COSTA), SUJEITO QUE VAI DETERMINAR SE A CIDADE TEM O DIREITO DE GANHAR O TÍTULO DE PATRIMÔNIO FOLCLÓRICO DA HUMANIDADE OU NÃO. SÃO FEITOS DIVERSOS PREPARATIVOS PELA POPULAÇÃO PARA QUE O FEITO SE CONCRETIZE. ATÉ QUE A PROFESSORA DE TEATRO, LIONOR (NADIA AGUIAR) PROTAGONIZA UM ENCONTRO AMOROSO QUE VAI MUDAR O RUMO DA HISTÓRIA.
O ELENCO REUNE ATORES DE DESTAQUE NACIONAL, COMO CHICO ANYSIO, GERO CAMILO E ANDRÉ LUCAS, ALÉM DOS ATORES LOCAIS. "QUERÍAMOS FAZER UM FILME COM CEARENSES. O ÚNICO QUE NÃO NASCEU AQUI FOI O ANDRÉ LUCAS, MAS COMO ELE É FILHO DO CHICO É UM POUQUINHO CEARENSE. ALÉM DISSO, SINTO-ME ORGULHOSO POR ESSE SER O PRIMEIRO FILME DO CHICO ANYSIO GRAVADO NO CEARÁ", INFORMOU CLÉBIO.
Repercussão
Além de Fortaleza, hoje os cinemas de Brasília, Cuiabá, Rio Branco, Campo Grande, Rio de Janeiro e São Paulo estarão exibindo uma sessão de "O Auto da Camisinha". As TVs públicas dos países africanos de língua portuguesa também irão exibir o filme.
"É por isso que eu digo que é uma contribuição do Ceará ao mundo para prevenção da Aids", ressalta o diretor. O filme deverá entrar em circuito somente em março do próximo ano, mas, até lá, o diretor promete ainda outras sessões.
Karine Zaranza
Repórter
FONTE (foto incluída): Diário do Nordeste (Assinatura)
Nenhum comentário:
Postar um comentário