quarta-feira, outubro 28, 2009

Alegre: «Não se perdoa a Saramago ser Nobel e não ser religioso»


Alegre: «Não se perdoa a Saramago ser Nobel e não ser religioso»
Por Redacção

«O Deus da Bíblia não é de fiar, é vingativo e má pessoa». Isto disse José Saramago, já a polémica sobre as suas considerações negativas ao livro sagrado do catolicismo ia alta. Manuel Alegre está ao lado do Nobel da Literatura português, que continua a ser «um grande escritor».

«Ele escreveu um livro, mas não vejo ninguém discutir o livro. Só vejo discutir as opiniões que com todo o direito ele expressou sobre a Bíblia», disse o poeta, à TSF. Alegre está sobretudo contra os preconceitos – Saramago não deve ser criticado por dizer o que pensa.

«Isto é uma história portuguesa cheia de preconceitos e fantasmas. Em primeiro lugar é preciso ler o livro de José Saramago. Ele é um grande escritor, mas parece que não se perdoa a Saramago ser um grande escritor da língua portuguesa, ser um Prémio Nobel e não ser um homem religioso», atirou.

«As pessoas podem não estar de acordo com aquilo que ele diz, mas como é que se pode pôr em causa a seriedade de um homem que diz aquilo que pensa?» – questionou. Alegre entende a polémica como «um preconceito» e justifica-a com «resquícios de dogmatismo».

«Não lhe podem negar o direito de escrever um livro e também não se pode crucificar o Saramago por exprimir as suas opiniões e menos ainda por ser um grande escritor, e menos ainda por ser um Prémio Nobel. E ao Saramago não se perdoa ser um português que se atreveu a ganhar o Nobel da Literatura e que diz que não acredita em Deus», concluiu.
08:36 - 22-10-2009
NOTÍCIAS RELACIONADAS

FONTE (foto incluída): A Bola

Nenhum comentário:

Postar um comentário